DEFENDA A TORRE – PROPOSTA DE GAME EDUCATIVO PARA APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Saulo Francisco Sobanski Viero Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Ricardo Antonello Instituto Federal Catarinense - IFC

Resumo

A evolução na educação brasileira passa pelo avanço nas tecnologias de educação. Os esforços nesse sentido têm caído fortemente para a aplicação de novas tecnologias como lousas eletrônicas e softwares educacionais, ou seja, programas educativos. O próprio Ministério da Cultura está incentivando a produção de jogos e a indústria de games no Brasil por meio do BRGames, programa do Ministério da Cultura que objetiva estimular o desenvolvimento da indústria de games brasileira. Contudo, o uso de Softwares Educativos, em especial de jogos educativos computadorizados no ambiente escolar, não tem obtido o sucesso esperado na comunidade acadêmica; um dos principais problemas encontrados é o baixo grau de imersão, ou seja, o aluno não se sente atraído pelo ambiente desenvolvido. Nesse sentido, visando contribuir com mais uma ferramenta de aprendizado para o ensino fundamental, foi formulada uma proposta de game educativo para ensino de matemática, mais especificamente o ensino de múltiplos entre números na matemática. Neste relatório, além da revisão bibliográfica completa sobre o tema de game design, ou seja, projeto de jogos, foi apresentado um GDD (Game Design Document) completo do software proposto. O jogo completo foi finalizado para as plataformas Android e pode ser visualizado nas telas expostas neste documento.

Palavras-chave: Jogo eletrônico educacional. Design de jogo. Software educacional.

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Biografia do Autor

Saulo Francisco Sobanski Viero, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Publicidade e Propaganda

Ricardo Antonello, Instituto Federal Catarinense - IFC

Ciência da Computação

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Viero, S. F. S., & Antonello, R. (2014). DEFENDA A TORRE – PROPOSTA DE GAME EDUCATIVO PARA APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 190. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5292

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa