SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PERFORMANCE ACADÊMICA

Autores

  • Welenton Artur Webler Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Ricardo Antonello Instituto Federal Catarinense - IFC

Resumo

A tecnologia tem revolucionado a educação. Nesse sentido, os softwares são os principais facilitadores para professores e alunos. Os softwares trazem, além da praticidade, a possibilidade de realização de cálculos complexos para estimativa de aprendizado. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT) são exemplos de teorias capazes de serem utilizadas para estimar e classificar a aprendizagem por meio de avaliações. No Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou a utilizar um procedimento de cálculo baseado na TRI para calcular a proficiência dos candidatos. Com o uso de softwares que facilitam a geração e a correção das provas, a frequência de realização delas pode ser aumentada, melhorando, assim, o método como um todo. Outra possibilidade é a realização de simulados pelos alunos, por intermédio

do sistema que utiliza o mesmo banco de questões utilizado para criar as provas. Este estudo teve por objetivo projetar um software capaz de gerar as avaliações e corrigi-las usando a TRI.

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item. Avaliações. Projeto de software.

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Biografia do Autor

Welenton Artur Webler, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Engenharia da Computação

Ricardo Antonello, Instituto Federal Catarinense - IFC

Ciência da Computação

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Publicado

02-09-2014

Como Citar

Webler, W. A., & Antonello, R. (2014). SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PERFORMANCE ACADÊMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 15. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5279

Edição

Seção

PIBITI - CNPq