JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL (RV) E REALIDADE AMPLIADA (RA) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Os avanços tecnológicos têm se espalhado tão rapidamente em todos os campos e possibilitam uma interação presencial ou virtual. É cada vez mais frequente o uso da internet por crianças e adolescentes que demonstram ter domínio total das tecnologias, embora as mudanças aconteçam diariamente. Uma grande parcela de crianças, atualmente, está intimamente ligada às tecnologias, em especial aos jogos de RA e RV, como videogames, computadores, simuladores os quais estimulam a curiosidade e o interesse. O presente estudo tem como objetivo analisar as opiniões dos professores de Educação Física dos Municípios de Alpestre e Planalto sobre a utilização dos jogos de realidade ampliada (RA) e realidade virtual (RV) em suas aulas. Participaram deste estudo dez professores de Educação Física. Esta é uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo de opinião e descritiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados coletados, por meio de entrevistas. Os sujeitos relataram ter conhecimento básico a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), porém, no seu cotidiano, não costumam aproveitá-los em ambiente escolar. Muitos concordaram em utilizar os jogos de RA e RV em suas aulas e relataram que teriam que fazer curso de capacitação para depois poder trabalhar. Para os educadores, os jogos de RA e RV são comuns para a sociedade, mas, para serem inseridos nas escolas, é necessário que ocorram modificações estruturais no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Física. Jogos realidade virtual. Jogos de realidade ampliada.