PROPOSTA DE UM CONTO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO XADREZ PARA AS SÉRIES ESCOLARES INICIAIS
Resumo
O xadrez é um esporte conhecido por desenvolver inúmeras valias aos seus praticantes, como as cognitivas, as sociais e as mentais. Por esse motivo, ele deve ser incluído como conteúdo curricular e interdisciplinar no âmbito escolar desde a fase inicial. A literatura infantil, reconhecida como gênero linguístico serve como forma de criar experiências que envolvam a palavra e a imaginação. Entendo que esse jogo ocorre com a junção de imagens e, além de divertir, ajuda no desenvolvimento da cultura, da reflexão, da familiaridade com a escrita e da imagem mental de outros objetos envolvidos. Por isso, este estudo propôs uma aproximação entre o campo das Letras e da Educação Física. Seu objetivo foi o de criar um conto como ferramenta para o ensino do xadrez nas séries iniciais. O método filosófico foi adotado, seu discurso teve como amostra alvo crianças entre 6 e 8 anos de idade. As lições de ensino de xadrez de nível iniciante de um curso normal foram utilizadas como conteúdo do conto, a saber, nome das peças e sua movimentação, posicionamento das peças no tabuleiro, turnos de jogadas e forma de captura das peças. A analogia utilizada consistiu na relação de um Rei e seu Reino, sobre a necessidade de expandir o reino para conseguir melhorar qualidade de vida para os seus cidadãos. A construção do conto em si passou pelas seguintes fases: 1) Encontrar a linguagem adequada; 2) Causar conexão entre as mensagens, deixando-as interligadas; 3) Criação e aprimoramento das imagens utilizadas em cada mensagem; 4) Diminuição ao máximo possível no comprimento das frases; e, 5) Diminuição na quantidade de mensagens para a transmissão completa do conto. Como resultado, um conto de 32 mensagens e imagens juntas foi criado. Uma descrição final sobre as lições de moral produzidas no conto foi realizada e validada socialmente com alunos do sétimo período do Curso de Educação Física; foi encontrada como lição de moral principal a Solidariedade. Uma vez concluídos esses passos, foi possível classificar a obra como um conto de fadas. A determinação da efetividade do conto não foi realizada, espera-se concluí-la em estudos futuros.
Palavras-chave: Xadrez. Conto. Educação Física. Séries iniciais. Escola.