PESQUISA DE MERCADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR NA CIDADE DE VIDEIRA, SC
Resumo
Competências gerenciais representam um apanhado de informações que podem nortear o desenvolvimento profissional e a carreira do administrador. Desta, pode-se entender que competências representam o somatório de conhecimento, habilidades e atitudes, visto que cada uma dessas três diretrizes compõe, a seu modo, uma específica e determinada competência, em que conhecimento é saber, habilidade é saber fazer e atitude é querer fazer algo. A presente pesquisa teve por intenção investigar quais as competências formativas do administrador estão elencadas e são pretendidas pelos normativos do ensino de Administração no Brasil. Nesse sentido, foram investigados a LDB, as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e o PPC do Curso de Administração da Unoesc e elencado um rol de competências. Estas foram investigadas in-loco, junto a empresas de recrutamento da cidade de Videira, SC para investigar o perfil local desse profissional requisitado pelo mercado. Desta, pode-se verificar que todas as competências dos normativos de Administração aqui demonstrados foram julgadas como fundamentais para o desenvolvimento desse profissional, a partir de onde se pode delimitar e formar seu perfil e entender como adequadas as iniciativas e objetivos da formação e educação superior do administrador nesse contexto.
Palavras-chaves: Competências. Administrador. Mercado de trabalho.