A TOMADA DE DECISÃO SOB UM OLHAR ESTRATÉGICO
Resumo
O presente estudo teve como objetivo a reflexão teórica sobre os modelos de tomada de decisão existentes na literatura especializada e sobre como tais modelos são executados pelas empresas. Para tanto, buscou-se analisar e entender o processo decisório nas pequenas empresas, estudar os modelos de decisão, os processos, as fases e as variáveis relevantes. Assim, realizou-se uma pesquisa para identificar como as empresas tomam suas decisões e se seguem um modelo para ajudar no processo. A metodologia adotada é qualitativa de cunho descritivo, que nos permite, partindo de um levantamento bibliográfico, analisar a importância que a tomada de decisão exerce nas pequenas empresas. Não obstante, foi utilizado para coleta de dados o método de questionário, pois e possibilita atingir grande número de pessoas, com baixo custo, permitindo o anonimato das respostas e que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado. Esse método foi aplicado em pequenas empresas da cidade de Fraiburgo, SC, nas quais foi possível constatar que não existe nenhum modelo ou processo que as oriente na tomada de decisão. Apesar das empresas pesquisadas não serem novas no mercado e possuírem na sua administração pessoas graduadas e pós graduadas, identifica-se que as decisões são tomadas baseando-se em processo empíricos de erros e acertos, e não em modelos sistemáticos e procedimentados de ação.
Palavras-chave: Tomada de decisão. Gestão. Micro e pequenas empresas. Estratégia.