O IMPACTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NA PERCEPÇÃO SOCIAL

Autores

  • Fernanda Da rocha Porto Tadeu Unoesc videira
  • Maxemino Luiz Martinelli UNOESC

Resumo

Apesar de haver avanços significativos em relação à igualdade de gênero e à inclusão de pessoas LGBTQIA + na sociedade, estereótipos de gênero e preconceitos ainda estão presentes nas percepções sociais que são amplamente influenciadas por normas sociais e culturais, além de serem condicionadas pela falta de informação e pelos estereótipos disseminados pela mídia. 

Analisar o impacto da diversidade de gênero na percepção social, investigando como as diferentes formas de diversidade (identidade, expressão de gênero e orientação sexual) influenciam estereótipos e representações de gênero, e explorar como isso contribui para a inclusão e igualdade de gênero na sociedade.

 De caráter qualitativa, com revisão bibliográfica exploratória em bases científicas da SCIELO e BDTD. Critérios de inclusão (publicações entre 2013 e 2023, no Brasil, em português, e focados em artigos, teses e dissertações) e exclusão (estudos repetidos; e que não constem a temática pesquisada no resumo). A primeira etapa foi realizar a revisão bibliográfica exploratória realizada nas bases de dados, utilizando as palavras-chaves "Diversidade de gênero", "representação de gênero", "estereótipos de gênero" e "identidade de gênero". Foram encontrados 1058 documentos, onde 20 foram selecionados. Os documentos selecionados foram analisados conforme a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, que envolve a pré-análise, exploração do material, e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Apoós foi realizada a codificação dos resultados e definidos três eixos temáticos para análise: (1) percepção da diversidade sexual, (2) normas sociais e culturais, e (3) políticas de identidade.

Ideais sobre o que é considerado certo ou errado para cada gênero são transmitidas desde a infância e reforçadas ao longo da vida por meio da cultura, mídia, educação e política. Esse processo gera medo e silenciamento, levando muitas pessoas a aceitarem esses estereótipos sem questioná-los. A mídia, embora frequentemente adote um discurso de apoio à diversidade de gênero, revela preconceitos de forma sutil, perpetuando desinformação e reforçando estereótipos de maneira velada.

Apesar dos avanços na aceitação da diversidade, muitos preconceitos e estereótipos ainda persistem em grande parte devido à falta de informação e falhas nas políticas públicas e na educação. É necessário criar ou rever políticas para combater a propagação de falsas informações pela mídia e implementar controles mais rigorosos. Além disso, é essencial abordar o silenciamento e o medo que impede as pessoas de falar sobre esses temas, principalmente na educação, garantindo que todos tenham informação sobre o assunto e possam se expressar livremente e contribuir para a inclusão e a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Da rocha Porto Tadeu, F., & Martinelli, M. L. (2024). O IMPACTO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO NA PERCEPÇÃO SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36252. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36252

Edição

Seção

Campus Videira