A PRODUÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE DOENÇAS VIRAIS E BACTERIANAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Autores

  • Nicole Martini Dedonatto
  • Janaína Padilha de Goes
  • Isadora Fruet
  • Vanessa Wegner Agostini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: Doenças virais e bacterianas ainda estão entre as principais causas de morte no mundo. Por isso,
durante a formação acadêmica, é de suma importância que os estudantes da área da saúde estudem as
principais doenças que acometem a população, de modo que desenvolvam habilidades para identificar, prevenir
e tratar infecções com impactos significativos, além de criar estratégias de controle e promover práticas de saúde
que minimizem a disseminação dessas doenças. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar como a produção
de fichas técnicas auxilia no estudo de doenças microbiológicas e na formação dos estudantes da área da saúde.
Método: A atividade foi desenvolvida nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, no componente de Lesão,
Adaptação e Defesa Biológica, durante o primeiro semestre de 2024. Em um primeiro momento, foi realizada uma
visita à Vigilância Epidemiológica de Videira/SC para levantamento das principais doenças que afetam a
população local. Posteriormente, os estudantes foram organizados em grupos e cada grupo produziu a ficha
técnica de uma doença viral e de uma doença bacteriana, que foram distribuídas através de um sorteio utilizando
um aplicativo. As fichas técnicas foram disponibilizadas em um fórum no ambiente virtual de aprendizagem, para
que todos os estudantes tivessem acesso. Além disso, foi enviado um questionário, via WhatsApp, para que os
discentes pudessem avaliar a atividade. Resultados: Responderam ao questionário 54% dos estudantes, dos quais
97,1% afirmaram que é importante estudar sobre as doenças virais e bacterianas no curso; 44,1% avaliaram que a
produção de fichas técnicas é uma estratégia muito boa de aprendizagem; 85,3% relataram que passaram a
conhecer mais sobre as doenças após a produção das fichas; e 70,6% afirmaram que continuariam utilizando este
método para estudar doenças. Entre as dificuldades apontadas para a realização das fichas técnicas, os
estudantes mencionaram a necessidade de resumir muitas informações importantes, a dificuldade em encontrar
dados oficiais e a organização dos itens solicitados. Conclusão: O estudo aprofundado dos agentes patogênicos é
muito importante para o desenvolvimento de estratégias de controle e para a promoção de práticas de saúde que
minimizem a disseminação de doenças, contribuindo para a proteção da saúde coletiva e o bem-estar da
sociedade. Dessa forma, a produção das fichas técnicas constituiu uma estratégia didática eficiente na formação
dos futuros profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Martini Dedonatto, N., Padilha de Goes, J., Fruet, I., & Agostini, V. W. (2024). A PRODUÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS DE DOENÇAS VIRAIS E BACTERIANAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36245. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36245

Edição

Seção

Campus Videira

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>