DESENVOLVIMENTO INFANTIL E BNCC: UM ESTUDO EM ESCOLA PRIVADA

Autores

  • Leonarda Nunes Dos Santos Unoesc
  • Maísa Mascarelo
  • Pietra Stefany de Oliveira Debastiani
  • Simone Machado Carvalho
  • Dirce Welchen

Resumo

Introdução: O trabalho discute uma pesquisa realizada com alunos da Educação Infantil de um colégio particular
do Município de Chapecó, cujas idades são de 2 a 3 anos. Nessa pesquisa, há uma contextualização teórica das
perspectivas de distintos autores acerca da atuação na Educação Infantil; contextualização da instituição
escolhida para o desenvolvimento do projeto; análise do Projeto Político Pedagógico e o estudo de sua
metodologia, para, posteriormente, aplicar a atividade com a turma escolhida. A relevância desta pesquisa
consiste em compreender o funcionamento da sala de aula atualmente, com base na BNCC. Objetivo: O geral
consiste em analisar o conceito da pedagogia da instituição, a proposta da Educação Infantil, bem como
examinar a Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar o desenvolvimento das crianças conforme a
proposta pedagógica. Objetivos específicos: Identificar as propostas trabalhadas na Educação Infantil;
compreender e analisar o desenvolvimento geral e específico das crianças perante a atividade proposta. Método:
A pesquisa realizada neste trabalho seguiu por dois caminhos: a teórica e a de campo. A teórica ocorreu por meio
por uma revisão bibliográfica, e a de campo, com observação e atuação em uma sala de aula da Educação
Infantil, durante o período de abril de 2024. Resultados: A turma, de um modo geral, possui um bom
desenvolvimento em relação às habilidades e competências exigidas pela BNCC. Ademais, os alunos da turma
observada, no momento de escutar a explicação, conseguiram compreender a proposta; poucos apresentaram
dificuldades posteriormente, na realização da atividade, mas, com auxílio, conseguiram realizá-la, perfeitamente.
Observou-se que, considerando a idade das crianças da turma e os critérios em estudo, seu desenvolvimento, de
forma contínua, foi sendo construído desde o início do ano letivo. Conclusão: Sobre a perspectiva da prática,
observou-se como a escola realiza o movimento de atuação, na Educação Infantil. Entende-se que se trata de um
longo percurso formativo, que ocorreu na turma escolhida, em que foi realizado o trabalho pedagógico para o
desenvolvimento das atividades propostas. Por conseguinte, com essa atividade, na Educação Infantil,
compreendeu-se a concepção teórica e prática, da Educação Infantil em uma sala de aula.
Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; Base Nacional Comum Curricular - BNCC; pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Nunes Dos Santos, L., Mascarelo, M., de Oliveira Debastiani, P. S., Machado Carvalho, S., & Welchen, D. (2024). DESENVOLVIMENTO INFANTIL E BNCC: UM ESTUDO EM ESCOLA PRIVADA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36159. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36159

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>