INTERVENÇÕES DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Resumo
O profissional da Psicologia ocupa um espaço importante dentro das organizações através da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), cabe ao Psicólogo que atua dentro das organizações viabilizar estratégias que visem proporcionar e facilitar as interações humanas, compreender as mudanças, orientar e direcionar o conhecimento das habilidades dos colaboradores a fim de tornar o processo mais leve e humanizado.
Diante disso, foram feitas buscas em artigos científicos sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como intervenções no contexto organizacional. Dessa forma, buscando a compreensão do tema, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a fim de analisar o conteúdo, explorar o material e interpretar as informações, de tal maneira que, os dados dispostos nesse documento possam contribuir com os profissionais que atuam na área ou que, possuem interesse em conhecer mais desse campo de atuação (Bardin, 2011).
Dentre as intervenções do Profissional de Psicologia no ambiente organizacional, pode-se dizer que a prevenção de conflitos e problemas em prol da saúde mental, bem como a educação e sensibilização fornecem recursos para propiciar um ambiente mais acolhedor e produtivo, gerando menos desgaste físico e psicológico. Assim, o Psicólogo pode atuar como mediador na resolução de conflitos e apoiar nas mudanças e reestruturações, a fim de contribuir colaborativa e positivamente.
Ainda, se admitido para tal finalidade, o Profissional de Psicologia pode prestar suporte individualizado a colaboradores que enfrentam dificuldades profissionais e pessoais, e até mesmo, ser um facilitador no que diz respeito a habilidades emocionais como: concentração, motivação e produtividade no trabalho.
Dessa forma, pode promover a redução de estresse, o estreitamento de vínculos através de uma rede de apoio sólida, a melhoria do clima organizacional e oportunidades para que os participantes exerçam o autoconhecimento, aprendendo mais sobre si mesmos.
Espera-se que este documento possa facilitar a compreensão do que diz respeito às possíveis intervenções do Psicólogo diante da POT. E que, ainda possa contribuir com estes para que possam articular estratégias que visem promover um ambiente mais saudável nas organizações. Para finalizar, destaca-se que, o que permeia toda a atuação do Profissional dentro das organizações deve ser o cumprimento de Normativas e Código de Ética Profissional do Psicólogo, de tal maneira que possa assegurar que as práticas profissionais respeitem os direitos e zelem pela saúde mental das pessoas.