AVALIAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS E DA CONCENTRAÇÃO DE CHUMBO EM SUJEITOS EXPOSTOS À AGROTÓXICOS
Resumo
Introdução: As plaquetas são fragmentos celulares essenciais para a coagulação sanguínea, processo vital para conter sangramentos. A medula óssea, responsável pela produção dessas células, pode ser afetada pela toxicidade de metais pesados como o chumbo, presente em alguns agrotóxicos. A exposição a esse metal pode interferir na produção e função das plaquetas, aumentando o risco de distúrbios hemorrágicos
Objetivo: Investigar a relação entre a concentração sérica de chumbo e a contagem de plaquetas, em indivíduos ambientalmente expostos a agrotóxicos.
Metodologia: Foi conduzido um estudo transversal com 44 participantes (23 expostos a agrotóxicos e 21 não expostos), foram coletadas amostras de sangue total com EDTA para avaliar a concentração sérica de chumbo e a contagem de plaquetas.
Resultados: Indivíduos expostos a agrotóxicos apresentaram níveis significativamente maior na concentração de chumbo (p=0,01), assim como foi observado uma redução significativa na contagem de plaquetas (p=0,01) em comparação ao grupo não exposto. Os resultados sugerem que pacientes ambientalmente expostos à agrotóxicos, de ambos os sexos, possuem maior quantidade de chumbo circulante e uma quantidade média de plaquetas inferior.
Conclusão: A exposição a agrotóxicos está associada à diminuição da contagem de plaquetas, o que pode indicar um efeito tóxico do chumbo na medula óssea, comprometendo a produção de células sanguíneas e aumentando o risco de problemas de coagulação. Os mecanismos exatos que causam esta redução das plaquetas ainda não estão bem esclarecidos, mas acredita-se que o chumbo ocasione uma supressão na produção de plaquetas por interferirem no processor que as células troco hematopoiéticas se diferenciam em megacariócitos; também pode ocorrer a destruição prematura de plaquetas por um processo conhecido como destruição imunomediada, isso ocorre quando o chumbo induz uma resposta imunológica anormal, na qual o sistema imunológico reconhece erroneamente as plaquetas como corpos estranhos e as destrói.