O IDEB REPRESENTA A EDUCAÇÃO NACIONAL?

Autores

  • Flávia Renata Morais de Albuquerque Unoesc
  • Jessenan Israel Barros de Almeida
  • Vanessa Briti
  • Celso Paulo Costa

Resumo

Introdução: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi estabelecido no ano de 2007. Ele é um
relevante instrumento de avaliação da qualidade da educação de todo o Brasil. Este índice foi desenvolvido com
o objetivo de reunir, em um único indicador, dois conceitos fundamentais para a análise da educação: o fluxo
escolar e o desempenho dos estudantes nas avaliações de leitura e matemática. A meta estabelecida para 2023,
era alcançar a média 6. Assim, o governo federal pretendia equiparar o sistema educacional brasileiro aos padrões
de qualidade comparáveis aos de países desenvolvidos. Objetivo: Realizar análise sobre os resultados do Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica de 2023, ponderando-se até que ponto eles refletem a realidade das
instituições de ensino brasileiras. Método: Análise dos resultados do Ideb do ano de 2023. Apurou-se de modo
comparativo os dados coletados com pesquisas interdisciplinares, as quais trouxeram aspectos sociológicos não
considerados nos índices apresentados pelo Ministério da Educação do Brasil. Resultados: O Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 não atingiu a meta 6 estabelecida pelo governo, revelando
que o sistema educacional brasileiro ainda enfrenta desafios consideráveis para alcançar os padrões de qualidade
desejados. Além disso, é notória a correlação entre o Ideb e o nível socioeconômico dos alunos, indicando que
escolas com maior desenvolvimento tendem a ter melhor desempenho. A falha em alcançar a meta do Ideb
destaca a complexidade de combinar fluxo escolar e desempenho acadêmico em um único indicador. A
influência socioeconômica sugere que o Ideb pode não refletir completamente a qualidade educacional real,
uma vez que fatores extrínsecos à escola afetam significativamente os resultados. É crucial considerar essas
variáveis para melhorar a precisão do Ideb e orientar de forma mais eficaz as políticas educacionais. Conclusão:
Por mais que o Ideb tenha nítida relevância do estudo do sistema educacional brasileiro, vê-se que, não pode ser
considerado de modo alheio à realidade fática. Isto porque as instituições básicas de ensino, por reiteradas vezes,
camuflam seus baixos índices de aprendizado com seus altos índices de aprovação, de modo que as metas
batidas tem caráter quantitativo, e não qualitativo. A referida situação se torna um impedimento para o efetivo
desenvolvimento socioeducativo do povo brasileiro.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Morais de Albuquerque, F. R., Israel Barros de Almeida, J., Briti, V., & Paulo Costa, C. (2024). O IDEB REPRESENTA A EDUCAÇÃO NACIONAL?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35969. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35969

Edição

Seção

Campus Chapecó