ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: FORMAS DE LIDAR E REMEDIAR

Autores

  • Natacha Ramos Partichelli Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Francine Cristine Garghetti

Resumo

Introdução: A pandemia da COVID-19 gerou muitos impactos na sociedade, sendo a educação uma das áreas
mais afetadas. O processo educacional precisou se reinventar, aderindo às aulas remotas e retomando
gradativamente as atividades presenciais, adotando novas práticas. Objetivo: Levantar e Discutir os impactos e
conduções dos processos de alfabetização no período pós-pandemia, bem como das dificuldades encontradas
nesse cenário, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método: Esta pesquisa segue revisando a literatura
de forma integrativa, visando discutir as formas de lidar com a alfabetização no período pós-pandemia bem como
com as dificuldades encontradas. A revisão integrativa é uma abordagem que permite a síntese de resultados de
estudos empíricos e teóricos, proporcionando uma compreensão abrangente do fenômeno em estudo. São
incluídas publicações disponibilizadas entre os anos de 2014 e 2024, a fim de abranger as pesquisas relevantes sobre
o tema publicadas antes da pandemia e as investigações com resultados pós-pandemia. Resultados: Espera-se
que a pesquisa revele a importância da estimulação das funções executivas, como memória de trabalho (ou
operacional), controle inibitório e flexibilidade cognitiva para a alfabetização, uma vez que a privação social é
afastamento do contexto educacional comprometeu o desenvolvimento dessas importantes funções cognitivas
que são basilares para a aprendizagem, especialmente para a alfabetização. Os resultados preliminares apontam
que a transição para o ensino remoto e a demora ao retorno às aulas presenciais podem ter influenciado o
desenvolvimento cognitivo das crianças, com variações entre diferentes grupos socioeconômicos. Conclusão: Até
o momento é possível concluir, diante da literatura e reflexões já realizadas, que a pandemia gerou forte impacto
no processo de alfabetização das crianças, manifestado em dificuldades de aprendizagem. Vale ressaltar ainda, a
partir do levantamento prévio de informações, que poucas são as possibilidades de suporte/apoio para tais
dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Ramos Partichelli, N., & Garghetti, F. C. (2024). ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PÓS-PANDEMIA: FORMAS DE LIDAR E REMEDIAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35938. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35938

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>