A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Resumo
Introdução: A utilização da tecnologia na educação proporciona novas oportunidades de aprendizagem, facilitando o acesso à informação ao mesmo tempo em que fornece dados que oportuniza a personalização do aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Por isso, é de suma importância que os estudantes de pedagogia tenham conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis nas escolas, bem como observem como as tecnologias são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Objetivo: Identificar como as tecnologias da informação e comunicação e as tecnologias digitais de informação e comunicação são utilizadas nas instituições escolares, as dificuldades encontradas no processo de atualização e como essas tecnologias impactam o cotidiano escolar. Método: A partir do tema proposto, iniciou-se um debate sobre o assunto no componente curricular de Prática Pedagógica: Tecnologias da Informação, na segunda fase do curso de pedagogia durante o segundo semestre de 2023, recorrendo à pesquisa bibliográfica, seguido de uma pesquisa de campo em duas instituições de ensino, uma de educação formal (educação infantil pública) e outra de educação não formal (instituição que atende pessoas com autismo), situadas na cidade de Videira/SC. Nessas instituições, foram aplicados um questionário com 5 perguntas aos diretores e realizado a observação das tecnologias disponibilizadas na escola. Resultados: Durante a realização da pesquisa, constatou-se que os gestores reconhecem a importância da utilização das TICs e TDICs na educação. Em contrapartida, devido à idade e especificidades dos alunos, o uso das tecnologias se restringe principalmente ao reforço do conteúdo dado, à comunicação entre escolas e pais e à comunicação interna entre os funcionários. Também se verificou que os recursos financeiros provêm principalmente do governo e de campanhas, rifas, entre outras iniciativas da Associação de Pais e Professores. Assim, as verbas são direcionadas para outras prioridades, como a manutenção da escola e a aquisição de materiais diversos. Conclusão: Observou-se que ambas as instituições de ensino visitadas possuem recursos tecnológicos à disposição dos docentes e gestores. No entanto, para as crianças, esses recursos são mais utilizados como entretenimento do que como ferramentas funcionais no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, devido à faixa etária das crianças e suas especificidades, as atividades propostas utilizando a tecnologia, quando utilizadas, estão voltadas à interação física e à comunicação verbal e não verbal de forma lúdica.