PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS

Autores

  • Roberta Kist Ribeiro UNOESC - Chapecó
  • Caroline Poerschke Vieira
  • Maria Eduarda Prestes de Melo
  • Aline Cviatkovski
  • Mariluce Poerschke Vieira

Resumo

Introdução: O projeto "Psicologia na Escola" foi criado após uma pesquisa realizada em 2021 com gestores,
docentes e discentes de escolas públicas de Chapecó, que destacou o impacto da pandemia na saúde mental
dos estudantes, especialmente no aumento da ansiedade. A iniciativa começou como um projeto piloto em 2022,
e viu-se uma grande demanda para continuar o projeto, especialmente em relação ao acolhimento psicológico.
Objetivo: Proporcionar apoio psicológico aos alunos do Ensino Médio, por meio de intervenções coletivas e
acolhimentos individuais. A proposta visa abordar temas como bullying, motivações, ambições e orientação
profissional, com foco nas turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Método: O projeto conta com a participação
de acadêmicas e professoras supervisoras que conduzem atividades em grupo e acolhimentos individuais nas
escolas. Além das intervenções psicológicas, o projeto inclui atividades de formação de professores e participação
em eventos escolares, como o Dia da Família na Escola. Resultados: Em 2024, o projeto atendeu 16 escolas de
ensino médio em Chapecó, colocando em prática intervenções de orientação profissional em 31 turmas de
terceiro ano do Ensino Médio, promovendo reflexões sobre aspirações e jornada pessoal. Conclusão: O projeto não
só proporciona apoio psicológico aos alunos, mas também fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade.
A sua continuidade e expansão são ferramentas importantes para atender à crescente demanda e consolidar o
cuidado com o bem-estar emocional dos jovens em Chapecó

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Kist Ribeiro, R., Poerschke Vieira, C., Prestes de Melo, M. E., Cviatkovski, A., & Poerschke Vieira, M. (2024). PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35834. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35834

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>