PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A DEFINIÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS

Autores

  • Letícia Teixeira Dambroz Unoesc- Campus Capinzal
  • Meri Irinéia Franke
  • Elton Luiz Nardi
  • Dulcemari Vidi Silva

Resumo

Na educação infantil, o planejamento do tempo e do espaço é essencial para criar um ambiente
acolhedor e motivador. Os professores desempenham um papel crucial na implementação de estratégias
adequadas para o desenvolvimento das crianças, levando em consideração suas necessidades únicas. A
organização do ambiente físico da sala de aula é fundamental, pois pode facilitar ou dificultar a participação e a
exploração das crianças. O planejamento da rotina diária é importante para garantir o equilíbrio entre as
atividades que favoreçam o desenvolvimento global das crianças, ajudando-as a se sentirem seguras e
confortáveis em seu ambiente de aprendizagem. Objetivo: Analisar fatores que são determinantes no
planejamento de professores da educação infantil para a definição dos tempos e espaços Método: A pesquisa
segue uma abordagem qualitativa de investigação, e o campo empírico compreendeu uma instituição pública
de educação infantil do município de Capinzal, onde foi aplicado um formulário, além do envolvimento de duas
professoras atuantes na educação infantil, cuja contribuição ocorreu por meio de depoimentos em sessões de
diálogo. Resultados: É evidente que os profissionais enfrentam desafios importantes na implementação de tais
estratégias. Mas também ressaltam a importância de promover oportunidades para que as crianças de diferentes
idades interagem entre si, podendo ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, empatia e respeito pela
diversidade. A sala de aula é projetada como um ambiente dinâmico com várias oficinas sobre diferentes tópicos,
como leitura, arte e arquitetura, que são alteradas ao longo do ano para atender aos interesses e demandas das
crianças. Os espaços são planejados levando em consideração a idade, para proporcionar segurança e estimular
o desenvolvimento sensorial e motor, as atividades são planejadas de maneira cuidadosa, mas flexível, permitindo
que cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizagem e interesses pessoais. Deixam claro que o foco é
proporcionar experiências que incorporam os direitos das crianças estabelecidas na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) tendo como fonte norteadora do planejamento, os campos de ação pedagógica que
enriquecem os objetivos e coloca as crianças como centro do processo educativo. Conclusão: Os professores da
educação infantil na hora de planejar a organização de espaços e tempos vai além dos horários determinados e a
mera disposição de materiais físicos. Este processo de planejamento é contínuo e ponderado, tendo em conta as
necessidades e características únicas de cada criança, ao mesmo tempo que se mantém fiel aos objetivos
educativos e aos princípios pedagógicos estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Teixeira Dambroz, L., Franke, M. I., Nardi, E. L., & Vidi Silva, D. (2024). PLANEJAMENTO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A DEFINIÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35829. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35829

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>