EDUCAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE NOS CURSOS DA UNOESC CHAPECÓ PÓS PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Tauana Garbin de Oliveira UNOESC
  • Camilia Susana Faler UNOESC
  • Mariluce Vieira UNOESC

Resumo

Introdução: O projeto Universidade da Melhor Idade de Chapecó, está em andamento há mais de uma década
na Unoesc, e responde uma demanda crescente por atividades destinadas aos idosos, principalmente após a
pandemia COVID-19, fazendo com que este público busque novos conhecimentos em diferentes áreas. Objetivo:
Relatar o aumento de idosos nos projetos de extensão na UNOESC – Chapecó, em busca de oportunidades
integradas para aprofundar seus conhecimentos. Método: Foi realizado uma pesquisa documental, por meio do
diário de classe, em que investigou-se o número de alunos efetivados e frequentadores nos anos de 2021 a 2024 na
Unoesc - Chapecó. Resultados: Os números mostram que em 2021 a UMIC atendeu 19 idosos, em 2022, 43 e, no
curso de espanhol básico, 25 idosos, terminando o ano com 78 idosos. Em 2023, com o aumento da procura por
cursos destinados a esta faixa etária, foi necessário ofertar mais cursos para idosos. Foi então que surgiu o Curso de
Inclusão Digital e Tecnológica com mais 40 vagas. O ano de 2023 terminou com 130 idosos participantes dos cursos
oferecidos na UNOESC. Em 2024, novamente a procura cresceu e foi implantado mais dois cursos além destes:
Curso de Educação Financeira para Melhor Idade: Contexto Social e Universitário com 60 vagas e o de Espanhol
Básico com 20 vagas. Estima-se terminar o ano de 2024 com cerca de 232 idosos em atividade, um aumento
significativo pós pandemia. Ressalta-se que os cursos da UMIC, Inclusão Digital e Tecnológica, são cursos em
parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó e UNOESC. O Curso de Educação Financeira na Melhor Idade
além destas instituições parceiras é financiado pelo Itaú Viver Mais. Ambos são gratuitos, no entanto, no Curso de
Espanhol os alunos pagam um valor mensal. Conclusão: Os projetos destinados a Terceira Idade da Unoesc
Chapecó demonstraram uma notável expansão e adaptação desde a pandemia do COVID-19. Essa expansão é
um indicativo claro da crescente demanda por formação contínua e inclusiva, especialmente nas áreas de
tecnologia e finanças, que se tornaram prioritárias para os participantes, sendo que, a implantação dos novos
projetos foram fundamentais para atender às novas necessidades e interesses dos idosos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tauana Garbin de Oliveira, UNOESC

Discente do curso de graduação em Educação Física, Unoesc, Chapecó, SC

Camilia Susana Faler, UNOESC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Vida, Unoesc, Chapecó SC

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Garbin de Oliveira, T., Faler, C. S., & Vieira, M. (2024). EDUCAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE NOS CURSOS DA UNOESC CHAPECÓ PÓS PANDEMIA COVID-19. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35797. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35797

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>