EDUCAÇÃO PARA TERCEIRA IDADE NOS CURSOS DA UNOESC CHAPECÓ PÓS PANDEMIA COVID-19
Resumo
Introdução: O projeto Universidade da Melhor Idade de Chapecó, está em andamento há mais de uma década
na Unoesc, e responde uma demanda crescente por atividades destinadas aos idosos, principalmente após a
pandemia COVID-19, fazendo com que este público busque novos conhecimentos em diferentes áreas. Objetivo:
Relatar o aumento de idosos nos projetos de extensão na UNOESC – Chapecó, em busca de oportunidades
integradas para aprofundar seus conhecimentos. Método: Foi realizado uma pesquisa documental, por meio do
diário de classe, em que investigou-se o número de alunos efetivados e frequentadores nos anos de 2021 a 2024 na
Unoesc - Chapecó. Resultados: Os números mostram que em 2021 a UMIC atendeu 19 idosos, em 2022, 43 e, no
curso de espanhol básico, 25 idosos, terminando o ano com 78 idosos. Em 2023, com o aumento da procura por
cursos destinados a esta faixa etária, foi necessário ofertar mais cursos para idosos. Foi então que surgiu o Curso de
Inclusão Digital e Tecnológica com mais 40 vagas. O ano de 2023 terminou com 130 idosos participantes dos cursos
oferecidos na UNOESC. Em 2024, novamente a procura cresceu e foi implantado mais dois cursos além destes:
Curso de Educação Financeira para Melhor Idade: Contexto Social e Universitário com 60 vagas e o de Espanhol
Básico com 20 vagas. Estima-se terminar o ano de 2024 com cerca de 232 idosos em atividade, um aumento
significativo pós pandemia. Ressalta-se que os cursos da UMIC, Inclusão Digital e Tecnológica, são cursos em
parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó e UNOESC. O Curso de Educação Financeira na Melhor Idade
além destas instituições parceiras é financiado pelo Itaú Viver Mais. Ambos são gratuitos, no entanto, no Curso de
Espanhol os alunos pagam um valor mensal. Conclusão: Os projetos destinados a Terceira Idade da Unoesc
Chapecó demonstraram uma notável expansão e adaptação desde a pandemia do COVID-19. Essa expansão é
um indicativo claro da crescente demanda por formação contínua e inclusiva, especialmente nas áreas de
tecnologia e finanças, que se tornaram prioritárias para os participantes, sendo que, a implantação dos novos
projetos foram fundamentais para atender às novas necessidades e interesses dos idosos.