EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Júlia Machado Unoesc
  • Fabiana Piccoli

Resumo

A criança é um importante componente da sociedade e a relevância de ter um olhar específico para esse público tem se mostrado significativo. O desenvolvimento cerebral e cognitivo da criança se manifesta de forma rápida, onde as primeiras experiências vividas se tornarão base para a construção da consciência, personalidade e inteligência emocional do indivíduo. A criança não é um ser isolado, ela faz parte de diversos grupos, tais como a família, a escola e a comunidade, sendo que cada um desses sistemas influencia seu desenvolvimento e na maneira em que o indivíduo percebe e interage com o mundo ao seu redor. A psicologia escolar mostra-se um importante aliado no desenvolvimento infantil, impactando diretamente na formação do indivíduo. O psicólogo escolar é qualificado para identificar quaisquer distúrbios de aprendizagem, questões emocionais ou comportamentais. O objetivo do estágio curricular supervisionado é contribuir para a prática da formação do aluno do curso de psicologia, por meio do contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos e habilidades se materializem em ações profissionais. O estágio foi realizado por meio da observação da prática do profissional da psicologia escolar, assim como no planejamento de estratégias e intervenções assertivas para promover o desenvolvimento educacional e emocional dos alunos, assim como a realização de atividades direcionadas à equipe escolar. No decorrer do estágio, pôde ser observado a melhora no desempenho acadêmico dos alunos acompanhados pela equipe multiprofissional, que conseguiram desenvolver suas habilidades de controle emocional e comportamental, refletindo diretamente na qualidade de sua aprendizagem. O bem-estar emocional foi fortalecido, com toda a comunidade escolar, sendo observado uma maior autoestima e resiliência, onde os profissionais adquiriram um melhor entendimento acerca da resolução de problemas e conflitos. A função desempenhada pelo psicólogo escolar é fundamental, pois garante que as necessidades educacionais dos alunos sejam acolhidas e solucionadas. O profissional ajuda a criar um ambiente acolhedor e eficiente, pois o trabalho se estende para toda a equipe envolvida na escola, não se limitando apenas ao aluno, sendo seu objetivo verificar e aprimorar a interação entre os estudantes, educadores e a escola, pois ao dedicar atenção e investir na criança desde a primeira infância resultará em efeitos diretos na vida adulta.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Machado, A. J., & Piccoli, F. (2024). EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO APOIO À GESTÃO EDUCACIONAL: RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35715. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35715

Edição

Seção

Campus Videira

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