EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA X PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: DESAFIOS DO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • DAYANE VIEIRA MARTINS DOS SANTOS UNOESC
  • Sibiela Blangie Cossul
  • Dirlei Weber da Costa

Resumo

Introdução: A educação especial e inclusiva permite que todos os alunos, independentemente de suas limitações,
tenham o acesso à escola. Para tanto, atividades direcionadas as especificidades de cada indivíduo, tendem a
facilitar e proporcionar a aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades nas diferentes áreas, desse
modo o papel do professor na inclusão escolar é de suma importância no que tange as modificações
metodológicas de ensino, bem como o ambiente educacional para atender às necessidades específicas da
pessoa com necessidades especiais, e este deve estar familiarizado com suas atribuições nesse processo. Objetivo:
Partindo desse pressuposto, que o presente artigo foi elaborado dando ênfase a educação inclusiva e a
percepção dos professores com relação ao seu papel na inclusão escolar, como mediador de aprendizagem de
acordo com a legislação específica. Método: No decorrer do trabalho serão apresentados fragmentos legais
construídos ao longo dos anos, buscando garantir o direito ao acesso ao ensino regular de qualidade, os quais
serviram como base para uma pesquisa, que foi realizada com profissionais da educação com questões que
buscam mensurar o conhecimento destes profissionais acerca de tudo que tange o trabalho pedagógico na
educação especial inclusiva. Resultados: Após a compilação dos dados, confirmou-se a necessidade de
formações direcionadas tanto a legislação como metodologia de ensino, para então compreenderem suas
obrigações e atribuições ao trabalhar com alunos público alvo da educação especial. Isso inclui a
responsabilidade de adaptar o currículo, desenvolver planos pedagógicos individualizados, utilizar recursos de
acessibilidade, e promover um ambiente escolar inclusivo. Conclusão: Finaliza-se essa pesquisa, reconhecendo-se
que o medo e a insegurança dos professores não são sinais de falta de compromisso, mas sim reflexos da
complexidade e das demandas dessa importante missão. Com o apoio adequado, esses educadores podem
transformar esses sentimentos em motivação para aprender, crescer profissionalmente e, sobretudo, garantir que
todos os alunos recebam a educação inclusiva e de qualidade a que têm direito, sempre enfatizando a
necessidade de profissionais habilitados e devidamente capacitados para atender tal demanda. Afinal para
compreender e aceitar diferenças individuais, além de valorizar o ser humano e trabalhar em prol de seu
desenvolvimento observando suas especificidades, são princípios que norteiam a prática da inclusão social,
processo pelo qual a sociedade busca se adaptar para incluir nos sistemas educacionais, pessoas com
necessidades educacionais especiais que, preparam-se para assumir papéis na nossa sociedade. A educação
especial e inclusiva permite que todos os alunos, independentemente de suas limitações, tenham o acesso à
escola.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

VIEIRA MARTINS DOS SANTOS, D., Blangie Cossul, S., & Costa, D. W. da. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA X PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: DESAFIOS DO AMBIENTE ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35675. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35675

Edição

Seção

Campus Joaçaba