A REPUTAÇÃO COORPORATIVA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL NA VISÃO DOS CONTADORES DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Welson Colpani UNOESC
  • Graciele Tonial

Resumo

Introdução: A reputação corporativa é entendida como a imagem que a organização constrói junto a seus stakeholders ao longo do tempo e tem sido objeto de inúmeras pesquisas devido ao seu impacto significativo nas operações e na sustentabilidade das organizações.No contexto atual, em que a transparência e a ética são cada vez mais valorizadas, a reputação corporativa tem se tornado um ativo estratégico essencial. Objetivo: Este estudo se propõe a analisar a percepção dos contadores sobre as ações fiscalizatórias da Receita Federal do Brasil (RFB), com um foco específico na reputação corporativa. Método: A abordagem desta pesquisa é quantitativa, e utilizou o método de levantamento do tipo survey, sendo aplicado um questionário estruturado. A amostra desta pesquisa é caracterizada por 93 contadores. As respostas foram coletadas entre agosto de 2022 e julho de 2023, permitindo realizar uma análise estatística e descritiva da percepção desses profissionais em relação à RFB. A escolha dessa metodologia se baseia na necessidade de obter dados concretos e representativos, que possam embasar conclusões e recomendações práticas para a gestão da reputação corporativa da RFB. Resultados: Os dados desta pesquisa revelaram que a maioria dos respondentes consideram a reputação corporativa da RFB, de forma positiva, destacando-se as dimensões referente a ética, o compromisso com a inovação, a aplicação de tecnologia e a responsabilidade social. O gerenciamento dos atendimentos e a segurança na resolução de problemas foram considerados pontos fortes. No entanto, há espaço para aprimoramento no relacionamento e no diálogo interinstitucional, que poderiam fortalecer ainda mais a percepção positiva da instituição. Conclusão: Diante as evidências destacadas nesse estudo, sugere-se que a RFB adote uma abordagem estratégica voltada para o fortalecimento de sua política de marketing institucional, com o objetivo de alinhar melhor sua imagem pública com as expectativas dos empresários contadores.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Colpani, W., & Tonial, G. (2024). A REPUTAÇÃO COORPORATIVA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL NA VISÃO DOS CONTADORES DO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35632. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35632

Edição

Seção

Campus Chapecó

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