OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE VIDA DE ADOLESCENTES
Resumo
Introdução: A adolescência é um período de transição para a vida adulta, no qual, os jovens são convidados a
construir seu projeto de vida. Atualmente as escolas conta com a Base Nacional Comum Curricular, um documento
composto por competências e habilidades que os alunos deverão desenvolver ao longo das etapas da educação
básica. O projeto de vida, é um desses componentes e tem o objetivo de contribuir e preparar o aluno para o
mundo fora da escola. O contexto sociocultural em que está inserido interfere na sua elaboração, influenciados nas
tomadas de decisões, seja na família ou na escola. A Pandemia impactou diretamente as escolas, que foram
fechadas, marcadas pelo isolamento social. Com as novas formas de ensino e aprendizagem professores e alunos
precisaram se remodelar. Objetivo: Identificar os impactos e expectativas nos projetos de vida e carreira de
estudantes de escola pública, no pós pandemia. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e
descritiva de levantamento de dados. Aplicaram-se 10 instrumentos de coleta de dados (questionários),
semiestruturado em alunos de escola pública estadual, ingressos no novo ensino médio, com análise de conteúdo
de acordo com Bardin (2011). Resultados: Os resultados parciais evidenciam, no relato dos adolescentes, a
importância da definição de projetos de vidas. Para os entrevistados, sua contrução inicia com a influência da
família e é reforçada nos conteúdos ministrados nas escolas. Com a pandemia os adolescentes sentiam-se
inseguros e receosos, quanto a construir objetivos de carreira e de vida. Conclusão: Portanto, a partir dos
resultados apresentados no questionário identifcamos que, alguns sofreram impactos como inseguranças e
incertezas na construção do seu projeto de vida, outros apresentaram que, após a pandemia tiveram a
confirmação dos seus objetivos futuros, porém, todos os entrevistados relataram o incentivo e a influência positiva
por parte da família.