TRILHANDO O SABER MATEMÁTICO: JOGOS COMO ALIADOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Resumo
Introdução: Este ensaio é parte o resultado parcial do do relatório de estágio supervisionado do curso de
Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e apresenta um estudo sobre a utilização de
jogos matemáticos como ferramenta pedagógica no ensino da disciplina. Este relato de experiência traduz como
os jogos podem ser incorporados ao ambiente escolar para tornar a aprendizagem da Matemática mais dinâmica
e eficaz, promovendo o envolvimento dos alunos e desenvolvendo habilidades cognitivas essenciais. Objetivo: O
principal objetivo deste texto é explorar o papel dos jogos no ensino de Matemática e avaliar sua eficácia como
recurso didático. Método: Com o intuito de identificar os benefícios da abordagem didática em questão para o
aprendizado dos alunos, bem como as possíveis dificuldades na sua implementação em salas de aula da rede
pública de ensino de Santa Catarina, o estágio supervisionado foi realizado de forma exploratória e descritiva, com
uma abordagem qualitativa. O plano inicial era aplicar jogos matemáticos nas aulas para investigar sua eficácia
como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática. No entanto, devido a limitações, essa metodologia não
pôde ser aplicada conforme planejado. As observações se concentraram na dinâmica das aulas e na interação
entre alunos e professores em um ambiente tradicional de ensino. Resultados: Os resultados das observações
indicaram que, apesar da ausência da aplicação de jogos matemáticos, o ambiente de sala de aula foi bem
conduzido pelo professor. Foi observado um interesse dos alunos nos conteúdos apresentados. A aplicação
planejada de jogos matemáticos não foi realizada, portanto, não foram obtidos dados sobre essa metodologia
específica, porém, nosso planejamento para o Estágio Supervisionado III prevê a aplicação em turmas do Ensino
Médio, da rede estadual de ensino. Conclusão: A conclusão do estágio supervisionado destaca que, embora o
plano inicial de aplicar jogos matemáticos não tenha sido implementado, as observações realizadas forneceram
percepções importantes sobre a dinâmica das aulas e o comportamento dos alunos em um ambiente de ensino
tradicional. Observamos que a organização e a gestão eficazes da sala de aula pelo professor são cruciais para
manter o interesse e o engajamento dos alunos, mesmo sem o uso de metodologias inovadoras. A experiência
reforça a necessidade de considerar fatores logísticos e pedagógicos na implementação de novas práticas
educacionais, como o uso de jogos matemáticos, para melhorar o ensino e a aprendizagem de Matemática.