ANÁLISE E PERCEPÇÃO DO FUTSAL NO AMBIENTE FAMILIAR PARA PRATICANTES EM UMA ESCOLINHA DE INICIAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Valdir Mordorst Junior
  • Lindomar Palmera Unoesc

Resumo

Introdução: Uma das modalidades esportivas mais praticadas no país, entre os esportes de quadra, é o futsal.
Essa modalidade, também é praticada por milhões de pessoas em todo o mundo, tanto por lazer, como esporte de
alto rendimento. O crescente número de escolinhas de futebol e futsal e a diminuição da sua prática em
campinhos de várzea e na rua levou a uma mudança no processo de ensino e aprendizagem desta modalidade.
A maior participação de escolinhas de futsal é apresentada na iniciação, o que reforça a necessidade de um
atendimento adequado a esse público. Nesse contexto, sugere-se que o aspecto motivacional relacionado à
prática esportiva, pode ser um dos determinantes para permanência e desenvolvimento do praticante. A
ação lúdica, contínua e prazerosa pode auxiliar, então, no desenvolvimento humano inerente à vivência esportiva.
Nesta perspectiva a família tem influência fundamental na vivência esportiva de seus filhos, no que atinge não
somente o apoio estrutural, como emocional). Objetivo: O objetivo foi analisar a percepção dos pais sobre a
prática do futsal na iniciação. Método: Este estudo tratou-se de uma pesquisa de campo transversal, realizada
a fim de analisar e identificar a percepção dos pais dentro de uma escolinha de futsal no meio oeste catarinense,
dessa maneira o autor elaborou um questionário em forma de pesquisa, na plataforma Google Forms. Resultados:
Perante os resultados alcançados na pesquisa os participantes foram pais de alunos na faixa etária de 8 a 10 anos
que conta com uma média de 80 alunos, sendo que no estudo 59 pais ou responsáveis participaram o que
correspondem a 74% do total. Podemos identificar que a maioria das crianças frequenta a escolinha a 2 anos
ou mais o que corresponde a 37,3%, de 1 a 2 anos 28,8%, de 6 meses a 1 ano 20,3% e menos de 1 ano 13,6%
crianças. Sobre as maiores dificuldades encontradas pelos pais na iniciação da criança na escolinha de futsal
62,7% responderam que a coordenação motora. Também a maioria das crianças tiveram algum desenvolvimento
escolar após a participação no futsal 59,3% perceberam grandes mudanças e 37,3% um menor avanço da criança.
Conclusão: Com a pesquisa foi possível identificar as contribuições que a prática do futsal na iniciação traz
aos praticantes. A prática esportiva é fundamental tanto para a prática corporal, coordenação motora e para o
desenvolvimento social da criança. Após o término do estudo os resultados serão apresentados aos participantes,
pais e responsáveis pela escolinha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Mordorst Junior, V., & Palmera, L. (2024). ANÁLISE E PERCEPÇÃO DO FUTSAL NO AMBIENTE FAMILIAR PARA PRATICANTES EM UMA ESCOLINHA DE INICIAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35545. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35545

Edição

Seção

Campus Videira

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)