EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PACIENTES PORTADORES DE HAS

Autores

  • Marieli Sassi Sperotto Unoesc, Xanxerê,SC
  • Adriana oliveira Sperotto unoesc-xanxerê,SC
  • Elenir Salete Frozza

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição crônica e é um dos principais fatores de risco
para doenças cardiovasculares e renais e pode levar a graves consequências se não for diagnosticada e gerida
adequadamente. Historicamente, a HAS tem sido uma causa significativa de morbidade e mortalidade. O controle
eficaz da pressão arterial é crucial para reduzir a incidência de complicações associadas e melhorar a saúde
pública. Objetivo: O objetivo deste estudo é fornecer informações e orientações educativas para um grupo de
indivíduos com hipertensão arterial sistêmica em um município do oeste de Santa Catarina. Pretende-se aumentar a
conscientização sobre a importância do controle da pressão arterial e promover práticas de vida saudável. O foco
está em educar os participantes sobre a hipertensão, suas consequências, e as medidas preventivas e de manejo
recomendadas para minimizar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida. Método: Foi conduzido
um estudo de revisão bibliográfica utilizando artigos científicos da Scielo e sites como Ministério da Saúde e a partir
disso aplicado uma abordagem educativa. Foram realizadas sessões educativas com um grupo de hipertensos de
uma cidade especifica que trataram os aspectos da hipertensão, incluindo riscos associados, e estratégias para seu
controle. As intervenções educativas incluíram informações sobre dieta adequada, a importância da atividade
física regular e a redução do consumo de álcool e tabaco. Resultados: Os resultados incluíram uma maior
compreensão dos participantes sobre a hipertensão arterial e suas implicações para a saúde. A intervenção
educativa aumentou a adesão a práticas recomendadas, como a implementação de uma dieta equilibrada, a
prática regular de exercícios, e a redução de comportamentos de risco como o consumo excessivo de álcool e
tabaco. Acredita-se que essas mudanças possam levar a um melhor controle da pressão arterial e,
consequentemente, a uma diminuição das complicações associadas, contribuindo para um aumento geral da
qualidade de vida dos participantes. Conclusão: O estudo demonstra que intervenções educativas são eficazes
para melhorar a gestão da hipertensão arterial. A educação em saúde é fundamental para promover a
conscientização e encorajar práticas de vida saudável, o que pode ajudar a reduzir a prevalência e o impacto das
complicações da hipertensão. A abordagem educativa adotada neste estudo provou ser uma ferramenta valiosa
para promover mudanças positivas nos comportamentos de saúde e melhorar os resultados de saúde na
população estudada.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Sassi Sperotto, M., oliveira Sperotto, A., & Frozza, E. S. (2024). EDUCAÇÃO EM SAÚDE A PACIENTES PORTADORES DE HAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35404. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35404

Edição

Seção

Campus Xanxerê

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