ESTUDO DE CASO EM ESCOLA NO OESTE CATARINENSE: COMO DIMINUIR OS GASTOS PÚBLICOS COM ENERGIA EM ESCOLAS DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?

Autores

  • Mathias Sirino Basso SED. Secretaria de Educação
  • Arthur Toigo da Silva SED. Secretaria de Educação
  • Gustavo Henrique Pereira SED. Secretaria de Educação
  • Thiago Rafael Soldi SED. Secretaria de Educação
  • Eliana kunz dos Santos SED. Secretaria de Educação
  • Elisangela Bini Dorigon UNOESC

Resumo

Introdução: A discussão acerca do consumo de energia vem crescendo em todos os setores, tanto nas
engenharias, como nas diversas áreas. O arquiteto Domingos Henrique Bongestabs foi escolhido como um exemplo
devido ao seu projeto da Ópera de Arame, onde trabalhou com a sustentabilidade através de uma estrutura que
permite a entrada de luz solar durante o dia. É inegável que o consumo elevado, é essencial para o bom
funcionamento da instituição, abrangendo desde a infraestrutura, com iluminação e sistemas de segurança, até o
processo de ensino, que utiliza projetores, lousas digitais e equipamentos eletrônicos. Objetivo: Analisar os gastos
com energia em uma escola pública, e propor uma solução sustentável para substituir a fonte de energia
convencional. Método: A pesquisa foi fundamentada em observações realizadas em uma escola do oeste
catarinense. Onde foi realizado análise do consumo mensal e para simulações de energia solar, utilizou-se o site da
empresa Intelbras®, que trouxe análises gráficas. Para os dados de consumo de energia elétrica, utilizou-se o site da
Distribuidora de Energia Elétrica de Santa Catarina (DCELT). Resultados: No mês de abril de 2023, a escola teve um
gasto de R$ 2.333,49 em energia elétrica. Com base nesse período, uma simulação de energia solar realizada no
site da Intelbras indicou que, ao instalar um sistema de 27,06 Wp em uma área de 164 m², seria possível produzir
3.342,39 KWh por mês, resultando em uma economia anual de R$ 27.959,78 para o governo. O investimento
necessário para essa transição varia entre R$ 60.000,00 e R$ 90.000,00, com um retorno estimado em 2 a 3 anos,
demonstrando ser uma opção financeiramente vantajosa a longo prazo. Conclusão: A análise realizada
demonstrou que a transição para a energia solar pode gerar economias significativas, com um potencial de
retorno do investimento em um curto período de tempo.

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Biografia do Autor

Mathias Sirino Basso, SED. Secretaria de Educação

Discentes da escola de educação básica Romildo Czepanhik, Xanxerê, SC.

Arthur Toigo da Silva, SED. Secretaria de Educação

Discentes da escola de educação básica Romildo Czepanhik, Xanxerê, SC.

Gustavo Henrique Pereira, SED. Secretaria de Educação

Discentes da escola de educação básica Romildo Czepanhik, Xanxerê, SC

Thiago Rafael Soldi, SED. Secretaria de Educação

 Discentes da escola de educação básica Romildo Czepanhik, Xanxerê, SC

Eliana kunz dos Santos, SED. Secretaria de Educação

Discente da escola de educação básica Romildo Czepanhik, Xanxerê, SC

Elisangela Bini Dorigon, UNOESC

Biológa, especialista em fitossanidade, e em botânica; Mestre em Ciências da Saúde Humana.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Sirino Basso, M., Toigo da Silva, A., Henrique Pereira, G., Rafael Soldi, T., kunz dos Santos, E., & Dorigon, E. B. (2023). ESTUDO DE CASO EM ESCOLA NO OESTE CATARINENSE: COMO DIMINUIR OS GASTOS PÚBLICOS COM ENERGIA EM ESCOLAS DE MANEIRA SUSTENTÁVEL?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e34009. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/34009

Edição

Seção

Campus Xanxerê

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