DESENVOLVER IDENTIDADES EMPREENDEDORAS ATRAVÉS DOS COMPONENTES ELETIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Simone Lazzari
  • Joana Maria Guareski Unoesc
  • Emerson Menlak
  • Rafaela Morgana de Oliveira
  • Tatiane Maciel Coronetti
  • Dulcemari Vidi Silva

Resumo

Introdução: Esta proposta tem como objetivo apresentar uma abordagem diferenciada para a escola de
Educação Básica, alinhada aos conceitos de Currículo e Identidade estabelecidos nos documentos legais. A
proposta busca integrar os princípios da educação empreendedora nos componentes eletivos do Novo Ensino
Médio, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas identidades empreendedoras e
habilidades essenciais para o mundo do trabalho. Objetivo: Apresentar uma abordagem diferenciada para uma
Escola de Educação Básica, alinhada aos conceitos de Currículo e Identidade estabelecidos nos documentos
legais no que refere-se ao empreendedorismo. Método: A proposta busca integrar os princípios da educação
empreendedora nos componentes eletivos do Novo Ensino Médio, proporcionando aos estudantes a oportunidade
de desenvolver suas identidades empreendedoras e habilidades essenciais para o mundo do trabalho. A proposta
considera as especificidades do território catarinense, levando em conta as características econômicas, sociais e
culturais da região em que a escola está inserida. Resultados: A proposta proporciona uma visão ampla e
integrada das áreas do conhecimento, que busca desenvolver habilidades empreendedoras de forma sustentável,
consciente e fundamentada no pensamento científico e na utilização responsável das tecnologias. Ao
contextualizar a educação empreendedora de acordo com as características e necessidades como consta no
Currículo Base do Território Catarinense(2019), os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades
empreendedoras de forma mais significativa, alinhada com a realidade local e contribuindo para o
desenvolvimento econômico e social da região. Conclusão: Portanto, ao unir a proposta de desenvolvimento de
habilidades empreendedoras, o pensamento científico, a cultura digital e as concepções acerca da formação das
identidades, é possível criar uma proposta educacional abrangente, que considere as múltiplas dimensões dos
alunos. Essa proposta visa promover uma educação que valorize a diversidade, estimule a autonomia e a
criatividade, e prepare os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, desenvolvendo suas
identidades de forma plena e significativa.

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Lazzari, S., Guareski, J. M., Menlak, E., Oliveira, R. M. de, Coronetti, T. M., & Silva, D. V. (2023). DESENVOLVER IDENTIDADES EMPREENDEDORAS ATRAVÉS DOS COMPONENTES ELETIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33977. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33977

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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