RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO

Autores

Resumo

Introdução: O estudo aqui proposto fez parte do componente curricular de “Práticas Pedagógicas: Relações étnico
raciais e de gênero” do curso de Licenciatura em Sociologia da Unoesc Joaçaba, no ano de 2023. No decorrer do
estudo, discutimos como trabalhar em sala de aula, a educação antirracista no ensino médio, tendo em vista as leis
10.639/2003 e a 11.645/2008, que acrescentaram à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a
obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira, africana, e indígena nas escolas. Objetivo: Para responder a
esse questionamento, temos como objetivo geral promover a conscientização sobre o racismo estrutural, e sugerir
práticas de como trabalhar a educação antirracista no ensino médio. Método: Como base de pesquisa,
buscamos vários livros e artigos científicos de autores da área, sendo assim, metodologicamente esta pesquisa se
enquadra como bibliográfica. Resultados: Como resultado, notamos que é importante os estudantes perceberem
o que é o racismo estrutural e como ele impacta a vida das pessoas. Outra questão é voltar o olhar para as
heranças africanas, na cultura, na economia, na música, na religiosidade, nos costumes, na língua, entre outros,
bem como a noção de identidade, pois é preciso a valorização da cultura afro-brasileira, incluindo-se aí a leitura
de autores que versam sobre a educação antirracista. Conclusão: Portanto, é necessário que o professor
aprofunde o conhecimento sobre o continente africano, a diversidade de povos, o tráfico humano e escravidão na
África, as formas de resistência à escravidão, as contribuições para a nossa cultura, os ícones afro-brasileiros, o
racismo estrutural, o preconceito, a discriminação racial e as políticas públicas necessárias. Sugerimos a utilização
de metodologias que despertem no aluno o pensamento crítico. Somente com uma educação antirracista nas
escolas é que poderemos combater a violência racial e lutar por mais justiça.
Palavras-chave: Educação Antirracista; Ensino de Sociologia; Relações étnico-raciais; Educação Básica; Ensino
médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Cecatto, D. A. F., Silva, A. J. N. da, Pereira, C. A., & Espírito Santo, E. R. do. (2023). RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33892. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33892

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)