ESTUDO SOBRE O PERFIL DE STARTUPS CRIADAS NA REGIÃO DO POLO DE INOVAÇÃO VALE DO RIO DO PEIXE - INOVALE

Autores

  • Thainá Miquelotto Drehmer Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Emily de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Isabela Alves Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Fábio Lazzarotti Unoesc

Resumo

Introdução: O Polo Inovação Vale do Rio do Peixe – Polo Inovale é um ecossistema de inovação regional, cujo projeto foi iniciado em 2009 e hoje está presente em 22 municípios do Meio Oeste catarinense. Desde sua fundação, o Inovale vem contribuindo significativamente para o fomento das iniciativas inovadoras na região, com destaque para a criação de startups. Objetivo: Conhecer características e área de atuação de startups localizadas na região do Vale do Rio do Peixe, bem como atualizar o mapa de inovação do Inovale, a partir da localização das startups. Método: A pesquisa adotou a abordagem quantitativa, com uso de questionário, aplicado por meio do google forms, no período de 2021 e 2022, obtendo um retorno de 43 startups. O questionário foi testado com especialistas e sua versão final apresentou trinta e quatro questões que abrangem características dos respondentes, das startups e seus negócios e principais dificuldades para o seu crescimento. Resultados: Dentre os principais resultados, evidencia-se uma predominância de fundadores com mais de 31 anos, do sexo masculino, que criaram suas startups há menos de dois anos, sendo a maioria das startups constituída por dois sócios. O setor de maior atuação das startups é na área da saúde, seguido pela área de tecnologia da informação e comunicação. A maior parte das inovações implementadas pelas startups é do tipo incremental, com maior comercialização no Sul do Brasil. Destaca-se ainda a caracterização das startups quanto à sua origem, que tem como principal vínculo as incubadoras de empresas de base tecnológica. Conclusão: Pode-se concluir que o processo de incubação é um importante mecanismo de criação e desenvolvimento de startups, presente no Meio Oeste de Santa Catarina. Por conseguinte, tem-se a apresentação do mapa de inovação do Inovale atualizado, na página https://www.poloinovale.com.br/mapa-inovacao, que mostra a maior concentração de startups nas cidades de Joaçaba, Luzerna e Videira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Miquelotto Drehmer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Discente do Curso de Administração, Unoesc, Joaçaba, SC

Emily de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Discente do Curso de Ciências Contábeis, Unoesc, Joaçaba, SC

Isabela Alves, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Discente do Curso de Administração, Unoesc, Joaçaba, SC

Fábio Lazzarotti, Unoesc

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração. Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas em título do Projeto Integrador. É consultor e instrutor credenciado no Sebrae/SC e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc. Principais áreas de interesse na pesquisa: inovação e estratégia; marketing e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Drehmer, T. M., Almeida, E. de, Alves, I., & Lazzarotti, F. (2023). ESTUDO SOBRE O PERFIL DE STARTUPS CRIADAS NA REGIÃO DO POLO DE INOVAÇÃO VALE DO RIO DO PEIXE - INOVALE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33890. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33890

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>