METODOLOGIAS ATIVAS: REALIDADE PEDAGÓGICA PROMOVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO COM A INTERVENÇÃO DO PIBID LETRAS INGLÊS/SOCIOLOGIA
Resumo
Introdução: Esse resumo constata as ações pedagógicas utilizando as metodologias ativas e interdisciplinares por
meio dos bolsistas vinculados à Licenciatura em Sociologia e Letras/Inglês da Unoesc Campus Videira. Seu
desenvolvimento ocorre na Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis, no município de Videira-SC,
apresentando como ambiente de ensino/aprendizagem os alunos do Ensino Médio. Objetivo: Propiciar o
aprendizado utilizando as metodologias ativas de forma interdisciplinar estimulando o protagonismo dos alunos do
Ensino Médio. Método: As metodologias ativas são um recurso pedagógico na ação interdisciplinar dos
componentes curriculares, promovendo uma educação inovadora transformando aulas em experiências de
aprendizagem mais significativas para os estudantes da cultura digital, cujas expectativas em relação ao ensino, à
aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e formação são diferentes do que expressavam as gerações
anteriores. Assim, o problema de pesquisa é: como utilizar as metodologias ativas de forma interdisciplinar,
Sociologia e Letras/Inglês, com os alunos do Ensino Médio, tornando-os protagonistas do processo ensino
aprendizagem? Resultados: Durante a aplicação do projeto “Malala” utilizou-se de metodologias ativas como
“Kahoot”, mapa mental e “Brainstorm”, onde os pibidianos apresentaram questões diversas sobre o tema,
trabalhado de forma interdisciplinar, proporcionando aos alunos momentos de compreensão do funcionamento
das diferentes linguagens e práticas, possibilitando assim, a percepção de diferentes narrativas e contexto sociais,
fazendo uma interpretação crítica da realidade. Conclusão: Sendo assim, é essencial uma educação que ofereça
condições de aprendizagem em contextos de incertezas, desenvolvimento de múltiplos letramentos,
questionamento da informação, autonomia para resolução de problemas complexos, convivência com a
diversidade, trabalho em grupo, participação ativa nas redes, compartilhamento de tarefas, proporcionando assim
o protagonismo estudantil.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Metodologias ativas; Protagonismo.