ANÁLISE DE ROTINAS E PRÁTICAS DE UTILIZAÇÃO DO DIREITO DIGITAL POR ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
Resumo
Esta pesquisa, conduzida com base em um sólido referencial bibliográfico tem como objetivo primordial explorar a relevância do direito digital para empresas e escritórios de advocacia. Nossa ênfase recai sobre a análise do uso de ferramentas e tecnologias nesse contexto. Cumpre ressaltar que este estudo está sendo realizado para o UNIEDU.
O problema de pesquisa consiste em como o direito digital tem impactado as rotinas e práticas nos escritórios de advocacia, uma vez, que impactos externos (com a vinda de novos conflitos sociais) e internos (com novas práticas no escritório).
A justificativa parte da constatação de que a transformação digital é um fenômeno inescapável que permeia todos os setores da sociedade contemporânea. Nesse contexto, o campo do Direito não fica imune às mudanças radicais que a tecnologia trouxe consigo. A importância do direito digital torna-se evidente quando consideramos o crescente número de empresas e escritórios de advocacia que dependem cada vez mais de ferramentas e tecnologias para suas operações diárias.
O desenvolvimento do trabalho se estruturou em três momentos:
Primeio apresenta os crimes digitais, ao buscar compreender a importância do direito digital para escritórios de advocacia e empresas. Além disso, aborda a crescente necessidade de compreender o direito digital em um contexto brasileiro, onde o país enfrenta um aumento significativo nos crimes cibernéticos.
Em seguida é oferecido um panorama sobre o direito digital em escritórios de advocacia, com o objetivo de compreender os aspectos relacionados à segurança da informação e sua importância na organização de um escritório jurídico que faz uso da tecnologia.
Por fim, estudam-se os impactos do direito digital nos escritórios de advocacia. Retrata quais são os impactos do uso de direito digital em escritórios de advocacia, uma vez, que não há dúvida de que o século XXI trouxe mudanças fundamentais para profissões da área jurídica.