AÇÃO E REAÇÃO: INSERÇÕES PIBIDIANAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

Resumo

Introdução: Esse resumo constata-as ações pedagógicas da educação do PIBID, por meio dos bolsistas vinculados
à licenciatura em Letras-Inglês e Sociologia da Unoesc Campus Videira. Seu desenvolvimento decorre na Escola de
Educação Básica Inspetor Eurico Rauen com uma turma do 1º ano do ensino médio, onde foi proposto pelo
professor regente a temática de relação entre indivíduo e sociedade segundo o conceito de habitus de Pierre
Bordieu (1930-2002). Objetivo: Apresentar a ferramenta das práticas restaurativas no contexto da mediação
Método: A estratégia utilizada como suporte pedagógico à educação foi o projeto de mediação de conflitos onde
foram desenvolvidas ações pedagógicas como conversa abordando o assunto para sondagem do conhecimento
prévio dos educandos e assim então exposto aos mesmos os conceitos e noções do tema. Em momento posterior
fez-se dinâmica/dicussão sobre os principais conflitos dentro do ambiente escolar e como encerramento a
dinâmica Do circulo de Construção da Paz. Deste modo, a partir destas reflexões propomos o problema: De que
maneira a mediação de conflitos pode promover a cultura de paz no âmbito escolar? Resultados: O Projeto
Mediação de Conflitos busca discutir reflexões acerca da mediação de conflitos como uma ferramenta de
atuação na resolução e prevenção de conflitos no âmbito educacional, onde a violência e a indisciplina têm sido
um dos temas mais discutidos no ambiente escolar, nas mídias sociais e se tornando um número substancial nos
índices educacionais Conclusão: Portanto, a mediação de conflitos escolares como, um dos meios para se
melhorar a convivência no ambiente e na comunidade escolar, bem como, a mudança cultural da violência, para
a paz e consequentemente melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, as dinâmicas de mediação
de conflitos proporcionaram a reflexão dos jovens sobre a importância da promoção da cultura de paz nos diversos
contextos vivenciados por eles, com ênfase no âmbito escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem; Conflito; Violência.

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Biografia do Autor

Erickson Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Persch, V., da Rosa, E., dos Santos, L., Carla Varisa, P., Natali, S., & Santo, E. (2023). AÇÃO E REAÇÃO: INSERÇÕES PIBIDIANAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33815. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33815

Edição

Seção

Campus Videira