GOTA ÚRICA ARTICULAR E VISCERAL EM CALOPSITA (NYMPHICUS HOLLANDICUS)
Resumo
A gota úrica é um distúrbio metabólico comum na clínica de aves. Nas aves o produto final do catabolismo de nitrogênio é o ácido úrico. O seu acúmulo na corrente sanguínea leva a deposição de urato nas articulações, membranas serosas, rins ou ureteres. A causa pode estar relacionada ao manejo alimentar inadequado, lesões renais, neoplasias e desequilíbrio eletrolítico. Dessa forma, esse trabalho descreve os achados clínicos e patológicos compatíveis com gota úrica articular e visceral em uma calopsita (Nymphicus hollandicus).
Foi atendido no Hospital Veterinário da UNOESC Xanxerê, uma calopsita, macho, pesando 102 gramas e com 8 anos. Manifestando sinais de letargia, ar no inglúvio, regurgitação, hiporexia e claudicação. Na avaliação clínica observou-se escore de condição corporal (ECC) 2, penas danificadas, estetor respiratório e aumento de volume em região articular nas falanges. Foi realizado cultura microbiológica de inglúvio, onde foi identificado Candida albicans e Bacilllus megaterium. E no exame radiográfico observou-se opacidade em campo pulmonar. O Paciente foi internado, porém o quadro evoluiu para o óbito, sendo encaminhado para o Laboratório de Patologia Animal da UNOESC Xanxerê para realização da necropsia.
No exame macroscópico foram observados nódulos esbranquiçados e firmes nas articulações das falanges dos membros pélvicos. Os pulmões e rins apresentavam áreas multifocais puntiformes firmes e de coloração brancacenta. No exame microscópico, observou-se deposição de material amorfo anfofílico e basofílico nos rins, pulmões e articulações falangeanas, especialmente sobre áreas degeneradas e necrosadas.
A gota úrica articular apresenta urato nas bainhas, tendões e cavidades articulares. E a visceral, uratos amorfos nos rins, coração, fígado, baço, sacos aéreos e outros. A ave apresenta claudicação, inchaço nas articulações, prostração, anorexia e perda de peso. De acordo com os dados da literatura, nesse relato descrevemos a ocorrência de gota úrica articular e visceral em uma calopsita.