EDUCAÇÃO E SAÚDE: A ESCOLA QUE PROMOVE A PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AS DOENÇAS DO BEIJO.
Resumo
Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis podem ser contraídas por meio do contato com ausência da proteção de preservativo. As doenças do beijo são transmitidas no contato direto com a saliva do ser humano infectado ou transfusão de sangue. Sendo assim, buscou-se na escola a elaboração e disseminação das práticas pedagógicas de conscientização e prevenção contra as doenças.
Objetivo: Este estudo teve por objetivo investigar os desafios para a abordagem da temática infecções sexualmente transmissíveis e as doenças do beijo nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica.
Método: A metodologia escolhida foi a pesquisa quanti-qualitativa com abordagem participante. A coleta de dados foi realizada com questionário para estudantes do nono ano ensino fundamental, com intuito de avaliar o conhecimento dos educandos a respeito da respectiva temática: infecções sexualmente transmissíveis e as doenças do beijo.
Resultado: Os resultados apresentaram que 95% dos estudantes entenderam que as infecções sexualmente transmissíveis podem ser prevenidas com uso de métodos preventivos, 45% afirmaram que o HIV não pode ser transmitido através da saliva, 75% reconheceram HIV, sífilis e gonorreia como infecções sexualmente transmissíveis, 80% reconheceram que a doença do beijo, é chamada como “sapinho”, 80% demonstraram entender que relações sexuais sem a utilização de preservativos e o compartilhamento de seringas sem estarem esterilizadas durante o uso de drogas são as principais formas de transmissão do vírus HIV, 100% dos estudantes consideram importante os cuidados com o seu corpo para a prevenção de IST’s e 90% consideraram as orientações sobre IST’s recebidas na escola contribuem para a qualidade de vida dos estudantes.
Conclusão: Nas considerações finais, evidenciou-se a relevância ao abordar esta temática na sala de aula. Dessa forma, a escola contribuiu na promoção da qualidade de vida dos estudantes, família e sociedade com vistas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e as doenças do beijo.