MODELOS DE GERAÇÃO DE VALOR PARA EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES VINCULADAS AO POLO INOVALE

Autores

  • Thais Regina de Quadros Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Fábio Lazzarotti Unoesc

Resumo

Introdução: O Polo Inovação Vale do Rio do Peixe (Polo Inovale) foi iniciado em 2010. Já produziu importantes
resultados, sendo o principal deles, a construção do Centro de Inovação, em Joaçaba (SC), que conta com a
gestão da Fundação Cetepi, entidade mantenedora do Polo Inovale. Em parceria com a prefeitura municipal de
Joaçaba e o governo do Estado de SC, o Centro de Inovação foi inaugurado em dezembro de 2020 e atualmente
conta com 36 empresas instaladas no local. Objetivo: Estudar modelos de geração de valor de habitats de
inovação, que atuam no modelo associativo e de prestação de serviço para diferentes públicos. Método: A
abordagem da pesquisa foi qualitativa, com uso da técnica da observação não participante. Documentos
eletrônicos presentes em sites especializados, associações tecnológicas e habitats de inovação consolidados
também foram consultados para análises de modelos de geração de valor de ambientes de inovação. Resultados:
Identificou-se três segmentos potenciais que podem ser atendidos pelo Inovale, por meio da Fundação Cetepi: (1)
prefeituras municipais; (2) instituições de ensino e associações empresariais; (3) empresas. Para o primeiro público, o
modelo de valor a ser ofertado trata da contribuição do Inovale para a geração de novos negócios, investimentos
e ocupações produtivas e para o aumento da arrecadação. Com o segundo público, verifica-se que o valor a ser
gerado passa pela retenção dos talentos e o fortalecimento dos atuais empreendimentos na região. Quanto ao
segmento das empresas, verificou-se que o acesso às redes de relações humanas e tecnológicas e ao capital
econômico-financeiro e eventos de capacitações e mentorias são valores importantes para este segmento.
Conclusão: Considerando os três segmentos atendidos pelo Inovale, pode-se concluir que o modelo de geração
de valor para todos os públicos é o que traz aumento da competitividade regional, formação e qualificação de
pessoal e fomento ao empreendedorismo inovador local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Regina de Quadros, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Discente do curso de graduação em Administração, Unoesc Virtual

Fábio Lazzarotti, Unoesc

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2012). Mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2004). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Mestrado Profissional em Administração. Sua pesquisa e sua produção técnica e tecnológica estão focadas em título do Projeto Integrador. É consultor e instrutor credenciado no Sebrae/SC e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc. Principais áreas de interesse na pesquisa: inovação e estratégia; marketing e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Quadros, T. R. de, & Lazzarotti, F. (2023). MODELOS DE GERAÇÃO DE VALOR PARA EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES VINCULADAS AO POLO INOVALE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33692. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33692

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>