ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTENSÃO DA 8ª FASE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autores

  • Vanessa Fonseca Unoesc Videira
  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira

Resumo

Introdução: O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um
local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços
de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A partir do
adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede
socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de
assistência social, tornando-se uma referência para a população local e para os serviços setoriais. Objetivo:
Proporcionar momentos de interação e desenvolvimento social por meio de atividades recreativas. Método: Os
académicos da 8° fase do curso de Educação Física realizaram no CRAS do bairro Amarante, localizado na cidade
de Videira-SC, a atividade de extensão (APEX) do semestre, com momentos de descontração e saída da rotina as
crianças e adolescentes que frequentam esse espaço. Foram planejadas atividades para serem realizadas, todas
as sexta feira do o mês de setembro no período matutino e vespertino. As atividades abordadas foram:
alongamento, danças, atividades lúdicas e recreativas.
Resultados: Diante das atividades propostas pelos
acadêmicos, obtivemos resultados positivos diante da participação dos alunos do CRAS, onde todos foram
participativos e não tivemos nem um agravante negativa diante de todas as atividades propostas e a execução
das atividades duraram em média de 8-10 minutos cada, assim podendo abranger um leque maior na variedade
de movimentos. As atividades propostas são de suma importância para trazer uma mudança dentro da rotina
dessas crianças bem como oportunizar a criação de memórias afetivas baseadas na alegria, espontaneidade,
fortalecer o vínculo com os amigos e colegas de turma, e relembrar e permitir que eles sejam crianças e
adolescentes que não precisam ter um mundo de preocupação nas costas. Conclusão: Foi uma experiência
incrível trabalhar um pouco com as crianças, todas se divertiram muito, principalmente na dança; nesse momento
elas perderam totalmente a timidez e dançaram junto com a gente. São crianças que não tem muitas condições e
que precisam de muita atenção e amor. No final, vieram e nos abraçaram como forma de gratidão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora e Coordenadora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias da  Saúde

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Fonseca, V., & Zago, E. A. (2024). ATIVIDADES PRÁTICAS DE EXTENSÃO DA 8ª FASE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33686. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33686

Edição

Seção

Campus Videira

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>