REPERCUSSÕES DA PANDEMIA COVID-19 SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Aline Kleinschmidt UNOESC
  • Kethllen Silvia Rovea UNOESC
  • Maria Isabel Benck UNOESC
  • Luana Zanão UNOESC
  • Raissa de Oliveira Gottschalk UNOESC
  • Mariane Carolina de Almeida UNOESC https://orcid.org/0000-0002-6489-3560

Resumo

Introdução: A pandemia do Covid-19 proporcionou aos profissionais de enfermagem tanto o desgaste físico como psicológico, dentre os diversos motivos que levaram a defasagem da saúde holística destes profissionais pode-se destacar a sobrecarga de trabalho, aumento da demanda de serviços assistências e pacientes hospitalizados, a escassez de recursos humanos e de materiais, entre outros. Objetivo: Identificar o impacto na saúde mental dos profissionais de enfermagem no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) na cidade de Joaçaba- SC, avaliando os dados através das escalas de EIPST e EADRT. Método: Estudo quantitativo, descritivo e prospectivo realizado com os colaboradores da classe de enfermagem de distintos setores, em dois momentos, o período antes da pandemia no ano de 2019 e o durante a pandemia no ano de 2021, totalizando em 200 participantes. Projeto aprovado pelo CEP, parecer no 3.372.771. Resultados: Na escala de EIPST, no domínio da realização profissional, liberdade de expressão, esgotamento profissional e reconhecimento profissional, 112 indivíduos classificaram como satisfatório, 29 indivíduos como grave, 117 indivíduos como grave e crítico e 122 indivíduos como satisfatório, respectivamente. Na escala de EADRT, obteve-se 101 participantes que referem uma avaliação satisfatória no domínio físico, 152 indivíduos como satisfatório no domínio psicológico e 164 indivíduos no domínio social também avaliado como positivo, satisfatório. Conclusão: Neste pressuposto em que a pandemia do Covid-19 ocasiona danos físicos, psicológicos e ocupacionais nos profissionais de enfermagem, é necessário interceder com medidas resolutivas para a diminuição e/ou cessação destes efeitos colaterais em que este vírus expõe essa classe de trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Carolina de Almeida, UNOESC

Graduada em Enfermagem (2014), Pós Graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (2017) e Mestrado com período sanduíche (Universidad de Murcia - Espanha) em Biociências e Saúde (2018) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus Joaçaba. Atualmente atua como Docente no curso de Enfermagem na Universidade do Oeste de Santa Catarina - campus de Joaçaba.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Kleinschmidt, A., Rovea, K. S., Benck, M. I., Zanão, L., Gottschalk, R. de O., & Almeida, M. C. de. (2023). REPERCUSSÕES DA PANDEMIA COVID-19 SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33682. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33682

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <