RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS: PRÁTICAS UTILIZADAS PARA COMTEMPLAR AS RIQUEZAS CULTURAIS PRESENTES NAS ESCOLAS

Autores

  • Kelly Rodrigues
  • Thailise Daiana Brum dos Santos
  • Géssica Taís Kottwitz
  • Dirce Welchin
  • Jaíne Lorivânia Neckel da Silva Unoesc

Resumo

Introdução: A presente pesquisa visa demonstrar as experiências em torno da diversidade cultural dos estudantes
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação às etnias e heranças existentes no âmbito escolar, pois é neste
espaço que as etnias e culturas se relacionam. Objetivo: Partindo do princípio de que nossa sociedade se originou
de diversos povos, culturas e etnias, este estudo objetivou analisar e compreender sobre a diversidade existente por
entre as paredes da Educação Pública. Método: Esta pesquisa é de cunho qualitativo com revisão bibliográfica e
pesquisa de campo com aplicação de questionários para a coordenação e alunos dos 5.º anos de uma escola
estadual de Chapecó-SC. Acreditamos que, esta técnica possibilita descrever e compreender a realidade das
escolas em relação às culturas e etnias que se fazem presentes. Somando ambas as perquirições, utilizamos de
artigos redigidos sobre as diferenças culturais e sua aceitação no meio social ao qual estamos inseridos. Resultados:
com a coleta das informações, foi possível compreender que a escola investigada desenvolve diversos projetos em
relação à diversidade cultural, a fim de proporcionar aos alunos e a própria escola a interação uns com os outros,
por meio de práticas pedagógicas que contemplam a celebração das culturas durante o ano letivo. Através dos
dados coletados, foi possível perceber que a escola aplica durante o ano letivo atividades que contemplam
diversas culturas e etnias, com crianças e adolescentes de diferentes anos ao decorrer do ano as atividades feitas
no ano são: o dia da família, festa junina, páscoa e Halloween. Conclusão: Conclui-se que por meio da difusão do
interesse pelo reconhecimento dos diversos contrastes étnicos, a escola deve ser campo de discussão e de
conhecimento sobre a contemporaneidade de idiomas, culturas, crenças e raças. A importância da convivência
com os demais colegas e funcionários proporciona o desenvolvimento do respeito e cuidado com as diversidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Rodrigues, K., Daiana Brum dos Santos, T., Taís Kottwitz, G., Welchin, D., & Lorivânia Neckel da Silva, J. (2023). RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS: PRÁTICAS UTILIZADAS PARA COMTEMPLAR AS RIQUEZAS CULTURAIS PRESENTES NAS ESCOLAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33594. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33594

Edição

Seção

Campus Chapecó

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)