ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA A CONSTRUÇÃO DA MARCA DE UMA CLÍNICA DE SAÚDE NA CIDADE DE ITAPEMA SC
Resumo
Introdução: O mercado de saúde no Brasil tem ganhado cada vez mais ênfase no cenário atual, especialmente após a Covid-19, que acelerou o mundo digital fazendo no qual as mudanças acontecessem de maneira muito mais veloz. Com isso, o marketing digital ganhou ainda mais espaço. Objetivo: O objetivo de pesquisa é utilizar estratégias de marketing em uma empresa no ramo de saúde para ser reconhecida no mercado e objetivos específicos como: entender a identidade da empresa; elaborar uma marca pensando nas áreas que a clínica vai alcançar com a estratégia de branding; e desenvolver/criar um perfil nas plataformas digitais para direcionar os clientes. Método: Com a finalidade de alcançar o objetivo específico de entender a identidade da empresa, foi realizada uma entrevista com a gestora. A partir da coleta de dados por meio de reuniões e a entrevista foi possível entender o funcionamento da empresa, identificando os pontos que podem ser melhorados, servindo de base para a realização do plano de ação e a realização da estratégia de branding. Resultados: A partir do estudo percebeu-se a necessidade da criação da marca da empresa e foi contratada uma empresa de design para a elaboração do branding, contendo dados como: significado das cores, logotipo e paletas de cores. Conclusão: Ao longo do estudo, apoiado na demanda que foi apresentada e considerando que a empresa é nova, foram propostas sugestões de melhorias em relação ao marketing da empresa e estratégias de branding. Também ao final do trabalho foram elaborados planos de ação para a empresa colocar em prática as propostas relacionadas a divulgação nas redes sociais. Pode-se concluir que as estratégias de branding devem ser planejadas, considerando diversas variáveis, podem resultar em ótimas oportunidades para a empresa, possibilitando alternativas para manter e fidelizar os clientes e para crescer e ter sucesso no mercado.