INFORMAÇÃO OU ACESSO? A PERIODICIDADE NO EXAME DE MAMOGRAFIA

Autores

  • Catia Maria Barreta
  • Ágata Iaritsa Lalana
  • Marizane Aparecida Rossetto Trindade
  • Juliana Roberta Romani
  • Francielle Garghetti Battiston Unoesc Campus Xanxerê https://orcid.org/0000-0002-4151-4943

Resumo

A detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia é a maneiras mais efetiva de se reduzirem as taxas de morbidade e mortalidade. Porém, o acesso à mamografia não é igualitário para todas as brasileiras, ou seja, muitas nunca realizaram mamografia mesmo estando além da idade recomendada pelas normatizações vigentes e evidências clínicas. O objetivo é identificar os motivos e fatores associados a periodicidade dos exames de mamografia em mulheres, independentemente da idade. A metodologia foi análise de questionários aplicados a mulheres de forma aleatória, abordadas em UBS de municípios do Oeste catarinense. Os resultados mostraram que do total de entrevistadas (n=55), a maioria tinham entre 40 a 60 anos (76,4%), com ensino fundamental completo (40%), todas com cadastro de saúde na família e 85,5% não possuem plano de saúde. Em relação ao exame da mamografia, 98,2% já realizaram, afirmando que a divulgação do exame é importante (58,2%) e que tiveram conhecimento por meio dos profissionais da saúde (72,7%). 58,2% das entrevistadas fez a primeira mamografia com idade entre 40 a 45 anos e 27,3% (n=15) fizeram o exame antes dos 40 anos. Quanto ao tempo de realização do último exame, 76,4% realizaram há 1 ano e meio e 7 mulheres (12,7%) não realizam periodicamente a mamografia, sendo que 6 mulheres (10,9%) relataram não realizar o exame devido ao medo de descobrir o câncer, dificuldade de acesso e falta de recurso financeiro. Conclui-se que, as campanhas preventivas têm feito a diferença na prevenção do câncer de mama, porém, ainda há uma parcela da população feminina que não tem condições de acessibilidade e periodicidade do exame, evidenciando a importância dos cuidados com a saúde da  mulher, tanto no que se refere ao autoexame contínuo, orientações sobre o câncer de mama e políticas públicas de acesso à mamografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Maria Barreta

Discente do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê, SC

Ágata Iaritsa Lalana

Tecnóloga em Radiologia, egressa do Curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê-SC

Marizane Aparecida Rossetto Trindade

Discente do curso de Tecnologia em Radiologia, Unoesc Xanxerê, SC.

Juliana Roberta Romani

Docente do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê, SC.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Curso de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Barreta, C. M., Lalana, Ágata I., Trindade, M. A. R., Romani, J. R., & Battiston, F. G. (2023). INFORMAÇÃO OU ACESSO? A PERIODICIDADE NO EXAME DE MAMOGRAFIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33532. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33532

Edição

Seção

Campus Xanxerê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>