CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL: MENSURAÇÃO DE CONHECIMENTO POR CONTADORES EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS
Resumo
Introdução: Compreender as distinções entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira é fundamental
para uma gestão eficaz e para embasar decisões no cenário empresarial. Objetivo: Sendo assim, o objetivo foi
avaliar o nível de compreensão dos profissionais contadores que atuam em escritórios contábeis localizados na
cidade de Videira/SC acerca das diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira. Método: A
pesquisa caracterizou-se como descritiva sendo abordagem de levantamento (survey) com um tratamento tanto
qualitativo quanto quantitativo. A população foram os contadores que atuam em escritórios contábeis de
Videira/SC e a amostra escolhida de forma aleatória. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário
eletrônico encaminhado por mídias digitais (WhatsApp e Instagram) contendo dez perguntas de múltipla escolha e
foram obtidos sete retornos, os quais foram tabulados e analisados utilizando o software Jamuvi. Resultados: Os
resultados obtidos demonstraram que 100% dos profissionais contábeis demonstram uma compreensão clara tanto
dos conceitos relacionados à contabilidade gerencial quanto da contabilidade financeira. Eles reconhecem que o
propósito da contabilidade financeira está na efetivação do registro e processamento de dados em conformidade
com normas estruturadas e padronizadas. Destaca-se que 57,1% desses respondentes enfatizaram que a principal
aplicabilidade da Contabilidade Gerencial se concentra na tomada de decisões, enquanto 28,6% indicaram sua
relevância para fins de planejamento. No entanto, esse dado não se apresenta como surpreendente considerando
que 90% dos participantes desempenham um papel ativo na tomada de decisões organizacionais e acumulam
mais de seis anos de experiência como profissionais contábeis. Conclusão: Conclui-se que a contabilidade
financeira e gerencial desempenham um papel fundamental no dia a dia dos contadores, destacando a
importância de possuir um profundo entendimento de seus princípios, pois esses conhecimentos são essenciais
ferramentas de apoio para tomada de decisões no contexto empresarial.