O PAPEL DO CONTADOR GERENCIAL E SUA RELEVÂNCIA NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE
Resumo
Introdução: No cenário empresarial contemporâneo, a contabilidade gerencial desempenha um papel fundamental nas decisões estratégicas e na caminhada rumo ao sucesso. Compreender esse papel e sua influência nas atividades empresariais é crucial para uma gestão eficiente e orientada por dados. Objetivo: Entender o papel do contador gerencial e o seu nível de importância dentro do escritório contábil, bem como, a dificuldade em encontrar profissionais capacitados onde a sua participação influencie nas tomadas de decisões. Método: Caracterizou-se como descritiva e de levantamento tipo Survey, com abordagem qualiquantitativa. Realizada em contabilidades nas cidades de Videira e Tangará. A coleta de dados foi realizada através de um questionário no Google Forms, obtendo-se doze respondentes. A tabulação e análise de dados foi feita através do Software Jamovi. Resultados: Demonstraram que, 58,3% dos respondentes possuem um setor ou profissional especifico de contabilidade gerencial, já 25% possuem um colaborador, mas é uma atividade adicional. Também, 75% avaliam que fazer a compilação, síntese e análise da informação é a principal característica de um contador gerencial, entretanto, 50% dos respondentes consideram que a entrega das informações no tempo certo é imprescindível. Ainda, 83,3% consideram difícil ou muito difícil encontrar contadores com conhecimentos avançados ou especializados na área gerencial. Destaca-se que, 100% dos participantes elencaram que as informações obtidas pelo contador gerencial impactam a tomada de decisões e 83% acreditam que a eficiência da organização possui influência com as informações fornecidas por ele. Na opinião dos participantes, 75% consideram que a falta de profissionais com conhecimentos contábeis e tecnológicos avançados impactam na organização, já 25% acreditam que o principal impacto ocorre na informação fora do prazo legal. Conclusão: O contador gerencial é uma função com extrema importância dentro das entidades. Pois as informações trazidas por ele podem impactar na tomada de decisão dos gestores, para que sejam assertivas com a realidade da empresa.