TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E TIPOS DE COBERTURAS UTILIZADAS EM ÚLCERAS VENOSA

Autores

Resumo

Insuficiência venosa crônica é uma condição patológica que varia entre graus leves a intensos. Nos casos severos, promovem uma série de alterações na pele, dor, inchaço e formação de úlceras com cicatrização lenta ou reincidente. Úlceras venosas impactam física e socialmente no bem-estar do indivíduo acometido. Dentre os tratamentos considerados padrão ouro, estão terapias compressivas inelásticas, antimicrobianos (quando infectadas) e diversos tipos de coberturas, variáveis em composição química e tecidual, apresentando valores econômicos agregados que nem sempre estão acessíveis no SUS. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar as coberturas mais indicadas pelos profissionais da saúde pública associadas com fármacos no tratamento de úlceras venosas. A metodologia foi análise de questionários aplicados a pacientes que já estão em tratamento e aos profissionais da saúde que fazem o acompanhamento desses pacientes em uma UBS (CEP 6.068.348). Os resultados obtidos mostraram que dos indivíduos registrados na UBS (n=10, válidos n=6) todos fazem uso racional de medicamentos, sendo 66,7% utilizam anti-hipertensivo, 33,3% fazem uso de antiglicemiantes e cardiovasculares e 50% fazem uso de estatinas e anticoagulantes. Além desses fármacos de uso contínuo, os pacientes relataram que utilizaram em algum momento, outras formas de tratamento, como banha de avestruz, chá de ervas, babosa, entre outros. Todos os entrevistados fazem acompanhamento semanal ou quinzenal na UBS e possuem a ferida há mais de um ano e 83,3% já tiveram reicidivas após o fechamento da ferida. Conclui-se que, mesmo havendo orientações para o uso de coberturas e fármacos específicos, o tempo de cicatrização e as reicidivas acabam levando os pacientes utilizarem substâncias diversas, na tentativa de cura da ferida, que podem piorar o quadro ou dificultar a cicatrização. Nesse sentido, a importância dos profissionais farmacêuticos conhecerem sobre a patologia das úlceras venosas para intensificarem as orientações aos pacientes que buscam fármacos alternativos, sem indicação médica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalyê Rissi

Discente do curso de Farmácia da Unoesc, Xanxerê, SC.

Francielle Garghetti Battiston, Unoesc Campus Xanxerê

Professora dos Curso de Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física da Unoesc Campus de Xanxerê nas áreas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia animal.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Rissi, N., & Battiston, F. G. (2023). TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E TIPOS DE COBERTURAS UTILIZADAS EM ÚLCERAS VENOSA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33447. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33447

Edição

Seção

Campus Xanxerê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>