“DA VARANDA LÁ DE CASA EU AVISTAVA UMA ÁRVORE MUITO LINDA”: A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Feiruque de Jesus dos Santos Unoesc São Miguel do Oeste
  • Clair Fátima Zacchi Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O presente resumo é um recorte da prática docente vivenciada no Componente Curricular de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Curso de Pedagogia da Unoesc Campus São Miguel do Oeste, SC. O estágio é uma atividade que articula teoria e prática e é considerado uma etapa importante do processo formativo, responsável por aproximar o acadêmico do espaço no qual atuará profissionalmente. Objetivo: possibilitar espaços significativos e dinâmicos para os estudantes vivenciarem e desenvolverem a escrita, considerando os gêneros textuais, a partir dos pressupostos que envolvem o ensino com gêneros. Método: a metodologia utilizada na atividade foi desenvolvida em três momentos: (i) construção do conceito de narrativa literária com os estudantes; (ii) produção de textos literários, a partir de uma matéria de jornal sobre "a derrubada de uma árvore numa praça pública"; (iii) revisão e reescrita dos textos. Ao longo do processo de escrita, fomos auxiliando os estudantes e, quando possível, ajudando-os a identificar os equívocos que demanda dessa atividade. Resultados: A intervenção docente, mediada pelo diálogo, aponta para a importância de o estudante se sentir seguro em explorar as diferentes possibilidades da língua, refletindo e retomando os possíveis equívocos ou inadequações no texto. Conclusão: nesse sentido, concluímos que é preciso compreender que o estudante é um sujeito ativo que pensa sobre o objeto de conhecimento – a  língua escrita –  não como objeto escolar, mas como um objeto cultural, decorrência de mudanças ocorridas na sociedade em processo interativo, social e escolar. Salientamos que o trabalho com diferentes gêneros textuais, em sala de aula, possibilitou aos estudantes explorar as múltiplas potencialidades da língua escrita (e oral) e, por meio da intervenção contínua e dinâmica do professor, os estudantes compreenderam as peculiaridades da produção escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

de Jesus dos Santos, F., & Zacchi, C. F. (2023). “DA VARANDA LÁ DE CASA EU AVISTAVA UMA ÁRVORE MUITO LINDA”: A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS LITERÁRIAS NOS ANOS INICIAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33401. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33401

Edição

Seção

Campus São Miguel do Oeste