ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO (APEX) NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNOESC JOAÇABA: VISÃO ACADÊMICA

Autores

  • Kevyn Willian Vendramini Unoesc
  • Gabriela Campagnollo Gehm Unoesc
  • Marcia Marcondes Diniz de Freitas Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O estudo aborda a implementação da Atividade Prática de Extensão e Ensino (APEEX) no curso de
Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com foco em fornecer conhecimento
contábil aos Microempreendedores Individuais (MEIs) da região de Joaçaba. Objetivo: O objetivo do estudo é
identificar as contribuições da APEEX na formação dos acadêmicos da 3ª fase de Ciências Contábeis da Unoesc
Joaçaba. Método: O estudo envolveu a participação de 35 acadêmicos e professores das disciplinas de Direito
Tributário, Contabilidade Empresarial I e Práticas Contábeis. Os acadêmicos foram divididos em grupos e
prepararam materiais para atender MEIs, com treinamento e revisão do conteúdo. Após o atendimento aos MEIs, os
acadêmicos compartilharam suas percepções em depoimentos em áudio, que foram transcritos e analisados.
Resultados: Os resultados demonstraram que a APEEX teve um impacto positivo nos acadêmicos e para os MEIs,
examinando a aplicação prática do conhecimento contábil, melhorias na comunicação e os impactos percebidos
por ambas as partes. Cerca de 70% dos acadêmicos relatam uma melhoria significativa na aplicação prática do
conhecimento. Aproximadamente 85% dos acadêmicos demonstraram aumento na confiança ao interagir
com os MEIs. No entanto, o estudo se concentrou principalmente na perspectiva dos acadêmicos, sugerindo a
necessidade de pesquisas adicionais para explorar a percepção dos MEIs beneficiados. Conclusão: A APEEX se
mostrou uma iniciativa relevante, beneficiando tanto os acadêmicos quanto os MEIs, ao proporcionar experiência
prática aos estudantes e auxiliou os MEIs a compreender melhor suas obrigações contábeis e fiscais. O estudo
destaca a importância do aprendizado prático e da interação entre academia e comunidade. Perspectivas
futuras incluem a expansão e aprimoramento contínuo da APEEX para atender a um público mais amplo de MEIs e
suas necessidades específicas. Em última análise, a APEEX representa um investimento sustentável no
desenvolvimento educacional e econômico do acadêmico.
Palavras-chave: Curricularização ; Ciências Contábeis; Microempreendedores Individuais; Acadêmicos.

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Biografia do Autor

Kevyn Willian Vendramini, Unoesc

Discente do curso de graduação em Ciências Contábeis, Unoesc, Joaçaba, SC

Gabriela Campagnollo Gehm, Unoesc

Discente do curso de graduação em Ciências Contábeis, Unoesc, Joaçaba, SC

Marcia Marcondes Diniz de Freitas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Advogada (OAB/ SC 46.212)Mestre em Administração
Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Parceria Receita Federal e Unoesc).
Professora dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção.
CV: http://lattes.cnpq.br/4372613336461272

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Vendramini, K. W., Campagnollo Gehm, G., & Marcondes Diniz de Freitas, M. (2023). ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTENSÃO (APEX) NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNOESC JOAÇABA: VISÃO ACADÊMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33330. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33330

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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