ADAPTABILIDADE NA VOLTA PRESENCIAL DAS AULAS E SAÚDE MENTAL

Autores

  • Fabiana Gonçalves Otovicz Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Camilia Susana Faler Susana Faler Unoesc

Resumo

Introdução: Adaptabilidade da volta às aulas no ensino superior no pós pandemia, os impactos na saúde mental frente ao período do Covid-19 são tema do presente estudo. A transição académica para o ensino superior acarreta inúmeras expectativas, mas outros receios e desafios inerentes ao contexto universitário. São várias as mudanças na vida do estudante, e seu impacto é vinculado às características pessoais, às exigências que a formação exige, como a rede de apoio que dispõe seja no ambiente  familiar ou institucional. Com advento do Covid-19 em 2020, 91% dos estudantes segundo Unesco tiveram suas atividades presenciais interrompidas no mundo, o que ensejou uma adaptabilidade.. Toda essa restrição para  vida social e académica, afetaram a saúde física e o bem estar, geradas pelas incertezas do momento, pelas  expectativas e dúvidas quanto à formação no ensino superior. Objetivo: Identificar a saúde mental, compreender a adaptabilidade  do ensino superior na volta presencial das aulas. Método: O trabalho é vinculado ao projeto Impactos da Pandemia na Educação, financiado pelo instituto BRF. É uma pesquisa qualitativa, os participantes são 5 estudantes de uma Universidade. Resultados: Os achados são parciais a análise de três entrevistas, e mostram que  a formação universitária é uma expectativa de desafios pessoais, no período pandêmico alguns dos participantes relataram que trabalharam quarenta horas semanais, enfrentando a pandemia de linha de frente não tiveram um tempo para assimilar todos os acontecimentos, o que influenciou diretamente na saúde mental e o seu desempenho. Estar em uma graduação é um desafio, gerando ansiedade e um aumento de sintomas, o que dificulta ainda mais. Conclusão: A volta das aulas trouxe vários desafios emocionais e consequentemente é um sofrimento psíquico que afeta o seu desempenho acadêmico, os sintomas da ansiedade prejudicam o dia a dia na universidade trazendo um sofrimento, os principais sintomas são procrastinação, nervosismo e entre outros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Gonçalves Otovicz, F., & Susana Faler, C. S. F. (2023). ADAPTABILIDADE NA VOLTA PRESENCIAL DAS AULAS E SAÚDE MENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33329. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33329

Edição

Seção

Campus Chapecó