A DIDÁTICA E A LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daiane Bido Forchezatto Unoesc
  • Josiane Aparecida de Jesus
  • Cristiane Elizete Fiorese

Resumo

Introdução: O presente estudo foi desenvolvido no componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado I, no qual desenvolveu-se pesquisa sobre didática e literatura infantil, para, posteriormente, realizar observação em uma escola da rede pública no município de Descanso/SC. Objetivo: Identificar como a literatura infantil, enquanto didática, pode auxiliar os professores, em sala de aula, na formação de futuros leitores. Método: Realizou-se pesquisa bibliográfica para embasamento teórico e compreensão sobre o tema pesquisado. Também, realizou-se 20h de observação, em duas turmas de uma escola da rede pública sendo uma na Educação Infantil e uma no Ensino Fundamental. Resultados: Durante a observação escolar, pode-se acompanhar a rotina e um pouco de como é realizado as atividades nas duas turmas. Percebeu-se a importância da literatura infantil, como ferramenta pedagógica, e sua influência positiva no desenvolvimento das crianças. Na educação infantil, observaram-se como os livros, as histórias e músicas foram utilizados como recursos para despertar o interesse das crianças pela leitura e para promover o desenvolvimento e aprendizado. No ensino fundamental, observou-se que a turma possui bastantes dificuldades de entendimento, leitura e escrita. Por isso, percebe-se como a literatura infantil desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização e letramento. Os livros podem ser usados ​​não apenas como fonte de leitura, mas também, como ponto de partida para discussões, reflexões e produção de textos. Conclusão: A escola desempenha papel fundamental na formação de futuros leitores, oferecendo às crianças a oportunidade de mergulhar no mundo da imaginação, do faz de conta e da construção do aprendizado por meio dos livros. Percebe-se a importância do incentivo da leitura no ambiente escolar, integrado ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Ao serem expostas à literatura desde cedo, as crianças têm a chance de desenvolver sua criatividade, habilidades e imaginação. A literatura infantil se tornou parte inseparável da educação, permanecendo ligada à prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Bido Forchezatto, D., Aparecida de Jesus, J., & Elizete Fiorese, C. (2023). A DIDÁTICA E A LITERATURA INFANTIL: FORMAÇÃO DE FUTUROS LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33267. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33267

Edição

Seção

Campus São Miguel do Oeste