NAF UNOESC: ATENDIMENTOS DE 2019 A 2021

Autores

  • Faviany Roberta Misturini Balbinot Unoesc
  • Marcia Marcondes Diniz de Freitas Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O estudo trata do atendimento gratuito a comunidade pelo NAF Unoesc, como eixo de aproximação
entre a Receita Federal e o cidadão. Diante do distanciamento dos órgãos públicos em função do enxugamento
da Administração Pública, o Estado vem buscando parcerias com o ramo privado para suprir os serviços públicos e
preencher a lacuna entre cidadão e governo. A Universidade é essencial nesse processo de atendimento à
população local e regional, como forma de processo educacional para seus acadêmicos e simultaneamente,
para os cidadãos de baixa renda, quando assume papel como agente público, desenvolvendo a região
socioeconomicamente. Objetivo: Identificar o trabalho desenvolvido pelo NAF Unoesc em 2019, 2020 e 2021, para
fins de aproximar a Receita Federal do cidadão. Método: Abordagem qualitativa, pesquisa descritiva, com análise
de dados primários. Resultados: O atendimento em 2019 ultrapassou de 2000 pessoas, estando a Unoesc entre as
15 Universidades do Brasil que mais atenderam a comunidade pelo Núcleo de apoio contábil e fiscal. Em 2020
foram 2.000 atendimentos de prestação de serviços, e 15.805 de atividades de educação fiscal, totalizando 17.805.
Em 2021 foram 18.000 atendimentos online. Conclusão: O NAF Unoesc atua em atendimento gratuito em prestação
de serviços contábeis técnicos em que promove a prática acadêmica dos cursos de Ciências Contábeis e
adicionalmente, atendendo a transdisciplinaridade os cursos de Administração, Propaganda e Publicidade e
Direito. E, também atua na educação fiscal, em que mobiliza escolas públicas nos municípios em que a Unoesc
está presente. O único NAF da nona região fiscal da receita federal (PR/SC) entre as 20 primeiras universidades em
resultado, ficando em terceiro lugar no ranking nacional entre mais de 400 universidades. São várias frentes de
atividades e com docentes, discentes e a comunidade em geral envolvida, como estudantes e professores das
escolas públicas e o cidadão contribuinte.
Palavras-chave: NAF Unoesc; Atendimento comunitário; Aproximação Estado-cidadão.

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Biografia do Autor

Faviany Roberta Misturini Balbinot, Unoesc

Discente do curso de graduação em Ciências Contábeis, Unoesc, Joaçaba, SC

Marcia Marcondes Diniz de Freitas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Advogada (OAB/ SC 46.212) Mestre em Administração Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Parceria Receita Federal e Unoesc).
Professora dos cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia de Produção.
CV: http://lattes.cnpq.br/4372613336461272

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Publicado

25-10-2023

Como Citar

Balbinot, F. R. M., & Freitas, M. M. D. de. (2023). NAF UNOESC: ATENDIMENTOS DE 2019 A 2021. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33231. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33231

Edição

Seção

Campus Joaçaba

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