DIMENSÕES DA PESQUISA QUALITATIVA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Maria Eduarda dos Santos Paveski Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jefferson Bruno da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabine Fleck Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jacques Lima Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) https://orcid.org/0000-0002-7239-2635

Resumo

Introdução: Este estudo visa mapear e compreender a abordagem qualitativa em diferentes áreas do conhecimento, incluindo odontologia, enfermagem e publicidade e propaganda, por meio de uma pesquisa do tipo estado da arte. A pesquisa qualitativa é um campo em constante evolução, transcende fronteiras disciplinares e promove colaboração interdisciplinar para explorar suas complexidades. As dimensões da pesquisa qualitativa envolvem metodologias, estratégias de coleta de dados e interpretação de resultados. Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar e relacionar as dimensões da pesquisa qualitativa nessas áreas, destacando suas características e possibilidades de uso. Método: A pesquisa foi realizada em artigos do Portal de Periódico da CAPES, abrangendo um período de 10 anos, de 2012 a 2022, com análise qualitativa dos dados coletados. Resultados: Os resultados preliminares indicam que a pesquisa qualitativa na área da enfermagem é amplamente utilizada, explorando as experiências dos pacientes, contextos culturais e éticos, contribuindo para teorias específicas e promovendo uma prática centrada no paciente. Na odontologia, essa pesquisa concentra-se na compreensão das perspectivas dos pacientes, adesão ao tratamento e comunicação eficaz com os profissionais, buscando melhorar a qualidade do atendimento odontológico. Já na publicidade e propaganda, a pesquisa qualitativa analisa mensagens e campanhas, percepções dos consumidores e interações nas mídias sociais para aprimorar estratégias de marketing e construção de marcas. Conclusão: Com base nos resultados preliminares, a área da enfermagem faz um uso mais contundente da pesquisa qualitativa em suas investigações. Ela é mencionada como desempenhando um papel vital na exploração das experiências dos pacientes, considerando contextos culturais e sociais, e contribuindo para o desenvolvimento de teorias específicas para a prática de enfermagem. A odontologia e a publicidade e propaganda também utilizam a pesquisa qualitativa, mas a investigação mista sobressai em suas investigações. Vale ressaltar que esses resultados preliminares podem variar dependendo do recorte temporal e do escopo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda dos Santos Paveski, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente da Graduação em Enfermagem.

Jefferson Bruno da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda.

Sabine Fleck, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Odontologia

Jacques Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Realizou Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde - Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência na Educação, com ênfase no Ensino Superior Presencial e a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Coordenação Pedagógica. Foi professor das Licenciaturas (Pedagogia, Educação Física) e Coordenador da Licenciatura em Pedagogia. Desenvolve Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Metodologia da Pesquisa em Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores em diferentes níveis de ensino e modalidades de educação, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Tecnologias na Educação, Educação a Distância, Identidade e atuação Social do Pedagogo e Análise de Dados Qualitativos. Atualmente, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Processos Educativos da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Paveski, M. E. dos S., da Silva, J. B., Fleck, S., & Ferreira, J. L. (2023). DIMENSÕES DA PESQUISA QUALITATIVA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e33122. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/33122

Edição

Seção

Campus Joaçaba