CÔMODA JEWEL

Autores

  • Willian Matida UNOESC
  • Daniela Bernardi UNOESC
  • Lidiane Camiloti UNOESC
  • Andrei Kasper UNOESC
  • Fabio Renner Mingori UNOESC
  • Eduardo Cipriani SCHWENGBER Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: Durante o decorrer do terceiro semestre do curso de Design da Unoesc, campus de Pinhalzinho, foi proposta o desenvolvimento de um móvel como temática para o componente de Projeto II. Optou-se então, ao longo da primeira fase do projeto, criar uma cômoda, levando em consideração a inovação perante o mercado, os aspectos materiais, estruturais, estéticos e sustentáveis. Objetivo: A finalidade do estudo é conhecer e aplicar um método de Design para desenvolvimento de produtos e aplicar informações obtidas nos diversos componentes do curso de Design em uma prática projetiva. Método: Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizado do método Löbach (2001), Bases para a configuração dos produtos industriais. Este método de desenvolvimento de produtos prevê quatro fases distintas, sendo elas: Fase de preparação, Fase de Geração, Fase de Avaliação e Fase de Realização . Resultados: Na primeira fase do projeto se buscou todo o contexto atrelado ao segmento em questão. Na segunda fase se desenvolveu as primeiras alternativas (sketches) ao produto proposto. Na terceira fase as opções desenvolvidas foram avaliadas com base nas premissas definidas na fase 01. Na quarta fase os renderings (manuais) foram realizados em seguida foi realizado o desenho técnico e a renderização do mesmo (digitais), como as texturas do material utilizado e a prototipagem manual e digital. Conclusão: Entende-se que, com a aplicação da fase de avaliação do método descrito, este projeto possui um grande potencial para o segmento moveleiro por possuir grande aplicabilidade fabril e conceitos alinhados com o mercado. Entende-se também que a sustentabilidade pode ser alinhada com esta proposta no âmbito da escolha dos materiais renováveis, na produção em escala e consciente e na geração de emprego e renda por meio da produção industrial deste produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cipriani SCHWENGBER, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor cursos Design - Unoesc São Miguel do Oeste, Campus Aproximado de Pinhalzinho; e Arquitetura e Urbanismo - Campus Unoesc São Miguel e Campus Unoesc Chapecó.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Matida, W., Bernardi, D., Camiloti, L., Kasper, A., Mingori, F. R., & SCHWENGBER, E. C. (2022). CÔMODA JEWEL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e32042. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/32042

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino