PERFIL HEMATOLÓGICO E BIOQUÍMICO DE ANIMAIS PERTENCENTES AO PROJETO DE EXTENSÃO DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE ZORTÉA, SANTA CATARINA.

Autores

  • Poliana Weis Fagundes
  • Natalia Dartora
  • Aline Kuhn Sbruzzi Pasquali Professora Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campos Novos

Resumo

Introdução:: Prezar pela segurança do paciente é deextrema importância na medicina veterinária, para isso são feitos os exames pré-operatório, afim de avaliar a condição de cada animal, para realização do procedimento anestésico e cirúrgico.Objetivo:: Esse estudo teve como objetivo avaliar os cães e gatos anteriormente a cirurgia. Para avaliação foi necessário realização de exames laboratoriais complementares.Método: Foram realizadas coleta de sangue dos cães e gatos através da punção da veia jugular. A coleta era realizada com agulha e seringa de 3 mL. Após a coleta de sangue, as amostras foram acondicionadas em tubos com EDTA para hemograma e tubos com gel retrator de coágulo para realização dos bioquímicos (alamina amino transferase –ALT, fosfatase alcalina –FA, uréia, creatinina e glicose sérica.Resultados: : Foram realizadas 43 coletas de sangue ao todo. Onde, 30 eram cães, e 13 eram felinos. Sendo que 20,9% apresentaram alterações laboratoriais. Nos felinos foi observado 9,30% dos animais com anemia, linfopenia, eosinofilia, que podem ser sugestivos de doenças virais, como FIV/FELV e parasitismo. Em cães, em cerca de 11,52% dos animais, foi observado anemia absoluta, linfopenia, trombocitopenia, que podem ser sugestivos de doença viral. Foi realizado o levantamento de dados dos cães e gatos no município de Zortéa para o projeto de castração e controle populacional desses animais. Dos 43 animais, três cães não vieram para realização da castração, uma cadela estava no cio, consequentemente impedindo a castração, e um dos cães acabou morrendo antes de realizar a cirurgia. Os outros nove animais apresentaram alterações laboratoriais como dito anteriormente, totalizando 14 animais que não realizaram a castração, e 29 animais que foram castrados.Conclusão:Levando-se em consideração esses é muito importanteque seja reaizado os exames laboratoriaispara avaliação da saúde de cada animal antes de realizar algum procedimento cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Weis Fagundes, P., Dartora, N., & Kuhn Sbruzzi Pasquali, A. (2022). PERFIL HEMATOLÓGICO E BIOQUÍMICO DE ANIMAIS PERTENCENTES AO PROJETO DE EXTENSÃO DE CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS DO MUNICÍPIO DE ZORTÉA, SANTA CATARINA . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e32027. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/32027

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>